O envio de Reiki à distância é uma técnica que, em japonês, se chama Enkaku Chiryo. Foi mais divulgada pela Mestre Takata, mas algumas referências indicam que era algo também possivelmente usado no tempo do Mestre Hayashi. O envio de Reiki à distância não tem nada de extraordinário ou incomum, se pensarmos que também os nossos pensamentos são energia.

O envio de Reiki

Compreender os efeitos de enviar energia é como tentar compreender os efeitos de enviar pensamentos positivos para amigos que precisam de uma força na vida, ou mesmo quando enviamos pensamentos negativos sobre alguém que nos incomoda. Existem já vários estudos sobre esse tema e o que é académico deve ser feito por académicos, por isso mesmo, neste artigo apenas se falará sobre aquilo que é a nossa área – o Reiki.

O Mestre Usui indicava que “Tudo no Universo possui Reiki, sem excepção alguma”. Isto significa que tu és feito de energia Reiki, assim como uma pedra, como uma estrela distante ou como o ar que respiramos. Tudo possui Reiki. Assim, Reiki flui entre tudo e tudo permeia. Os teus pensamentos terão também energia e essa energia flui de um remetente para um receptor. Mas como pode isso acontecer? Não sabemos.

Quando tu pensas numa pessoa e recebes um telefonema ou email dela, é uma espécie de ligação que se cria entre ambos e de facto, muitas pessoas já sentiram isto. Então é por esta ligação que possivelmente a energia flui. O que acontece também é que este tipo de fluxo é bidireccional, o que quer dizer que no caso do envio de Reiki, não só enviamos Reiki como também poderemos sentir o byosen, ou seja, algo que não esteja bem na pessoa.

Na técnica enkaku chiryo, pode ser apenas enviado Reiki através da visualização, ou para os que necessitam de um reforço físico, através do caderno, caixa, ou fotografia. Isto apenas serve como reforço para a mente orientar a energia.

Envio de reiki

Os efeitos do envio de Reiki à distância

Quando enviamos Reiki, a outra pessoa poderá sentir. Para que sinta, será também importante que coloque um objectivo, uma intenção para este tratamento… e que seja para o seu bem supremo. Esta última parte tem a ver que o envio de Reiki não é para intenções egoistas mas sim para uma necessidade real, mas que também resulte dentro das condições da pessoa.

Pessoas que estão predispostas a uma hora combinada para receber Reiki, poderão mesmo sentir como se estivessem a receber um tratamento sem nunca o ter feito antes. Da mesma forma poderão sentir os efeitos da energia – a calma, o bem-estar e equilíbrio interior. Alguns poderão sentir uma grande sede (comum nos tratamentos) ou até vontade de algo que ajude o corpo a encontrar o seu equilíbrio e harmonia.

Por isso mesmo, o envio de Reiki pode ser útil. Desde pequenas constipações, à calma necessária para um teste, à recuperação de grandes intervenções. Não sabemos como é que realmente funciona a mecânica do envio de Reiki à distância, mas será assim tão necessário o compreender? Nada que a prática não nos traga de esclarecimento interior.