Como ser mais disciplinado e constante na prática de Reiki
Em qualquer um dos níveis de Reiki podemos encontrar dificuldade em sermos constantes ou disciplinados na prática. Por um lado temos o trabalho, família, hobbies e o descanso, por outro lado podemos até ter um desconhecimento do grande potencial da prática de Reiki em nós.
Ser constante na vivência com Reiki
Compreender os benefícios do Usui Reiki Ryoho é compreender “A Arte Secreta de Convidar a Felicidade“, sabendo que Reiki é “para a melhoria da mente e do corpo”. É saber que a nossa missão é “Guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a felicidade dos outros e de nós mesmos”.
Tendo uma noção clara do que é a nossa prática, sabemos que Reiki não se trata apenas de um hobbie, mas de um factor de mudança, na consciência, na forma de estar na vida, na saúde e bem-estar. Por isso mesmo, a prática precisa estar dentro de nós e não apenas no momento em que é praticada, quer seja na escola, em casa ou como profissão. Os ensinamentos do Mestre Usui, podem ecoar em todas as nossas acções. Os seus ensinamentos não são os de um guru, mas sim de alguém que compreendeu a natureza, o universo e o homem.
Então, vale mesmo a pena pensarmos e sentirmos que viver e praticar Reiki, vale a pena. Tudo começa com os cinco princípios, pois são eles que nos trazem o regresso à consciência e promovem a união da mente com o coração. Assim, tudo começa por uma reavaliação sobre o que não está em harmonia com os cinco princípios ou o que necessita ser mudado através de uma reflexão com os cinco princípios.
Assim como o Mestre Usui indicava, os princípios começam com “Só por hoje”, o que nos pede um reforço à atenção plena, ao estar no aqui e agora. A meditação é também uma forma de começares a promover a tua paz interior, controlo da mente e das emoções. Podes desenvolver as técnicas de meditação no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz.
Disciplina na prática de Reiki
Para nós, ocidentais, a disciplina é muito complicada. O Imperador Meiji, dizia no seu poema 11 “Não te esqueças de trabalhar arduamente, não importa quão rico e satisfeito estás”. Na sociedade oriental está explícito o trabalho árduo e contínuo, o que implica uma grande capacidade de disciplina. Compreendemos hoje que a vida tem que ser mais harmoniosa e que, por vezes, a disciplina que precisamos cultivar é a da própria harmonia – sermos disciplinados em viver mais harmoniosa e pacificamente. Assim, quando falamos em disciplina na prática de Reiki, precisamos ter em conta que não somos orientais e que devemos viver num caminho do meio. Assim, encara os tópicos seguintes como práticas para o crescimento que tu, melhor que ninguém, saberás quando podes e deves aplicar dentro do teu tempo:
Autotratamento Reiki
- Autotratamento – 21 dias de prática, após a sintonização;
- Praticar tratamento localizado, sempre que necessário;
- Aplicar Reiki como autotratamento completo entre 1 a 3 vezes por semana.
Cinco princípios e filosofia de vida
- Praticar de manhã e à noite, com as mãos em gassho como indicava o Mestre Usui;
- Aplicar a reflexão dos cinco princípios nas várias situações da vida;
- Reflectir com os poemas do Imperador Meiji. Por exemplo, tirar uma carta à sorte ou então abrir uma página do livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz;
- Leva estes princípios aos outros.
Técnicas de Reiki
- Observa as 21 técnicas de Reiki e aplica-as consoante as tuas necessidades;
- Cria programas sistemáticos para a sua aplicação, quer seja para desintoxicação, trabalho mental ou emocional. Podes ver como o fazer nas cartas Reiki para o Corpo e a Mente.
Receber Reiki
- Receber Reiki ajuda-nos a perceber como estamos e a ter a perspectiva de outra pessoa para o nosso cuidado e manutenção do equilíbrio e harmonia;
- Tenta receber Reiki dos teus colegas uma vez por mês ou através de uma consulta.
Aplicar Reiki a outros
Com o primeiro nível, poderás aplicar nos teus colegas de curso e familiares mais próximos. Com o segundo nível de Reiki poderás iniciar a prática de voluntariado e com o terceiro nível, a vertente profissional. Lembra-te sempre que a doação auxilia ao nosso próprio crescimento pessoal e conhecimento da energia. Esta é uma prática de mente e coração é uma doação de amor incondicional e compaixão. Observa sempre a tua limpeza energética, mantém um coração desapegado e uma mente serena.
Acima de tudo, encara Reiki como sendo algo de muito bom, não só para ti, mas também para os outros. É o trabalho com a energia e é uma filosofia de vida, é um caminho para uma vida pacífica e feliz porque cumpre princípios universais para o bem comum. Vale a pena praticar.