As consultas de Reiki e o risco de misturar temas

As consultas de Reiki estão vocacionadas para o tratamento através do método Usui Reiki Ryoho. Quando enquadramos correctamente a consulta de Reiki, aquele que as procura será bem servido, naquilo que é a nossa especialidade.

Enquadrar as consultas de Reiki

Uma consulta de Reiki envolve o terapeuta e o seu utente, ou cliente, como preferirem chamar. Entre os dois existirá um compromisso terapêutico, regulado por um código de ética, como por exemplo o código de ética da Associação Portuguesa de Reiki.

Para que aqueles que procuram uma consulta de Reiki compreendam exactamente o que é, será necessário haver um esclarecimento mais claro. Como por exemplo, os seguintes pontos:

  • Na prática de Reiki não há promessa de cura;
  • Reiki trata o campo energético da pessoa;
  • Reiki não é uma medicina ou terapia alternativa, é uma prática complementar e integrativa;
  • Reiki não é psicologia;
  • Uma só sessão de Reiki poderá não ser suficiente;
  • Cada pessoa tem as suas próprias condições, por isso os efeitos podem ser diferentes;
  • Não requer um determinado estado mental ou emocional, mas Reiki não fluirá para a pessoa se ela não o quiser. A energia é passiva.

Compreender uma consulta de Reiki

Uma consulta de Reiki é um trabalho terapêutico, de âmbito holístico e no campo energético, realizado por um terapeuta, ou seja, por um praticante de Reiki com o mínimo do nível 3 e tempo de experiência.

A procura de uma consulta de Reiki pode ser pelas mais variadas razões, pois Reiki não trata de aspectos médicos, mas sim de energia. Por isso não existem quaisquer limitações na aplicação, como indicava o Mestre Usui, porque tudo está relacionado com a energia.

Assuntos que nada têm a ver com uma consulta de reiki:

  • Relacionamentos afectivos, porque apenas estamos para tratar a pessoa para o seu equilíbrio e harmonia, não para criar ou modificar condições em relacionamentos pois isso é a parte de cada um dos envolvidos;
  • Espíritos – porque nada tem a ver com o Usui Reiki Ryoho, não houve qualquer ensinamento ou passagem de ensinamento sobre esse tipo de situações;
  • E tudo o que não esteja relacionado com o bem-estar da pessoa, ao qual ela mesma se comprometa.

Consulta de Reiki

O que fazer quando o tema se desvia nas consultas de Reiki

Claro que o que se passa numa consulta de Reiki está dentro do teu critério profissional e da tua escolha pessoal. Mas, por experiência própria e ao escutar outros terapeutas, a boa vontade poderá prejudicar-te. Isto quer dizer que se uma pessoa te for procurar para uma consulta de Reiki, mas abordar temas que nada têm a ver com Reiki e tu deres seguimento a esses comentários, grandes confusões poderão surgir. Não que seja por mal, mas as pessoas podem não saber contextualizar os temas abordados e de repente poderás estar a braços com uma conotação que não será muito boa para ti, por isso mesmo, deves manter a prática no tema do Reiki, assim como as sugestões sobre outros temas, poderás querer evitar.

Como o fazer?

  • Em primeiro lugar tens todo o direito a recusar determinado tema que saia fora do contexto do Reiki;
  • Explica conscientemente à pessoa qual é a tua especialidade e que para temas fora dessa especialidade, deverá a pessoa procurar outros terapeutas ou o que seja.

consultas de Reiki

A boa vontade leva-nos sempre a querer ajudar, mas se isso acabar por nos prejudicar, então nem será bom para o terapeuta nem para aqueles que o procuram. Por isso mesmo, devemos fazer um esforço por manter Reiki bem enquadrado.

Consulta de Reiki

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.