Filosofia de Vida

Só por hoje – Os cinco princípios começam com atenção plena

Os cinco princípios começam com uma constatação – só por hoje, kyodakewa. A sua tradução literal pode ser algo como “Apenas sê, apenas fica, neste momento”. É uma lembrança para o momento presente.

Só por hoje e atenção plena

O Mestre Usui, ao aconselhar-nos para estar neste momento ele indicava a importância da entrega ao Reiki, da “rendição” à prática e à energia. A importância deste “Só por hoje” é também reflectida nas seguintes palavras do Mestre:

O treino, de acordo com a lei natural deste mundo, desenvolve a espiritualidade humana. Quando te convenceres de que isto é verdade, o teu treino empenhado trará a unificação com o Universo. As palavras que falas e as ações que tomas tornam-se unas com o Universo
e trabalham sem esforço como o absoluto ilimitado. Esta é a verdadeira natureza do ser humano. (em Reiki – Guia para uma Vida Feliz)

Ao praticares só por hoje, estás no momento presente de cada acção que realizes com Reiki, quer seja a prática dos princípios ou as técnicas. Estar no aqui e agora ao deixar fluir a energia, ajuda a estar mais ligado e isso não acontece com tensão mas sim com relaxamento, com entrega. Para nós, ocidentais, é difícil este tipo de entendimento porque somos ensinados a ter que pensar em muitas coisas ao mesmo tempo e a fazer muito. Quanto mais se fizer melhor, mas vemos que passado algum tempo, todo esse ciclone de acção pode apenas revelar-se prejudicial. Fazer uma coisa de cada vez ajuda-nos a focar a energia, a entregar aquilo que é realmente necessário e positivo para o momento.

A atenção plena irá ajudar-te a sentires melhor o significado dos princípios e a compreender de que forma cada um deles poderá trazer-te mudança. Assim como ao teres a atenção plena no fluxo de energia te sentirás mais protegido do byosen que sintas da outra pessoa, levando-te a tomar as medidas mais correctas. Com atenção plena escutas melhor o outro e escutas-te melhor a ti mesmo.

É por tudo isto que o Mestre Usui começava a constatação dos cinco princípios (gokai) com Só por hoje – entrega, rendição, momento presente.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.