Só por hoje – Os cinco princípios começam com atenção plena

Os cinco princípios começam com uma constatação – só por hoje, kyodakewa. A sua tradução literal pode ser algo como “Apenas sê, apenas fica, neste momento”. É uma lembrança para o momento presente.

Só por hoje e atenção plena

O Mestre Usui, ao aconselhar-nos para estar neste momento ele indicava a importância da entrega ao Reiki, da “rendição” à prática e à energia. A importância deste “Só por hoje” é também reflectida nas seguintes palavras do Mestre:

O treino, de acordo com a lei natural deste mundo, desenvolve a espiritualidade humana. Quando te convenceres de que isto é verdade, o teu treino empenhado trará a unificação com o Universo. As palavras que falas e as ações que tomas tornam-se unas com o Universo
e trabalham sem esforço como o absoluto ilimitado. Esta é a verdadeira natureza do ser humano. (em Reiki – Guia para uma Vida Feliz)

Ao praticares só por hoje, estás no momento presente de cada acção que realizes com Reiki, quer seja a prática dos princípios ou as técnicas. Estar no aqui e agora ao deixar fluir a energia, ajuda a estar mais ligado e isso não acontece com tensão mas sim com relaxamento, com entrega. Para nós, ocidentais, é difícil este tipo de entendimento porque somos ensinados a ter que pensar em muitas coisas ao mesmo tempo e a fazer muito. Quanto mais se fizer melhor, mas vemos que passado algum tempo, todo esse ciclone de acção pode apenas revelar-se prejudicial. Fazer uma coisa de cada vez ajuda-nos a focar a energia, a entregar aquilo que é realmente necessário e positivo para o momento.

A atenção plena irá ajudar-te a sentires melhor o significado dos princípios e a compreender de que forma cada um deles poderá trazer-te mudança. Assim como ao teres a atenção plena no fluxo de energia te sentirás mais protegido do byosen que sintas da outra pessoa, levando-te a tomar as medidas mais correctas. Com atenção plena escutas melhor o outro e escutas-te melhor a ti mesmo.

É por tudo isto que o Mestre Usui começava a constatação dos cinco princípios (gokai) com Só por hoje – entrega, rendição, momento presente.

Author: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki – Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Share This Post On

Deixe um comentário