Nível 2 - Okuden

Quando alguém tem energia negativa o que fazer

Por vezes deparamo-nos com pessoas que achamos terem energia negativa que nos traz muito desconforto, irritabilidade, esgotamento energético, emocional, mental e físico. Consideramos que a sua energia negativa é muito perturbadora e que não só nos influencia a nós mas também todo o espaço envolvente.

Como ajudar a mudar a energia negativa que nos afecta

A melhor postura que podemos ter perante qualquer tipo de energia negativa é considerá-la uma energia densa, ou seja, algo que é mais pesado do que o normal para o nosso bem-estar e que, por consequência, trará desarmonia e desequilíbrio. Logo com esta atitude, podemos mudar de medo e agressividade para acção e compreensão.

Muitas vezes, as pessoas que estão com essa energia, estão a passar por maus momentos na vida, ou apenas não conhecem outra forma de ser. Então de que forma as podemos ajudar?

  • Através do envio de Reiki;
  • Através de uma conversa onde os cinco princípios estejam presentes.

O envio de Reiki irá ajudar a pessoa a transformar a sua energia, a encontrar mais equilíbrio interior ou mesmo a mudar a sua postura perante as situações. Os cinco princípios irão ajudar a compreender aqueles a quem ela leva sofrimento e a reflectir sobre o seu momento na vida e forma de se comportar. O papel do praticante de Reiki deve ser cada vez mais activo, sem com isso querer dizer que deve pregar Reiki ou as coisas  nas quais acredita. O nosso papel deve ser conciliador, pacificador e bondoso, devemos levar a energia a todos os que a queiram e assim promover a harmonia e equilíbrio.

A energia negativa e o praticante de Reiki

Para que a nossa atitude para com o outro possa ser equilibrada, nós, praticantes de Reiki, devemos ter também alguns aspectos em atenção:

  • Consciência e foco;
  • Protecção;
  • Limpeza.

A consciência e foco são muito importantes, ou seja, quando estás focado, centrado, não há muito espaço para energia externa afectar, uma das formas de fazeres isso é centrares-te no seika tanden, ou hara, abaixo do umbigo e podes até reforçar com a respiração Joshin Kokyu Ho. Como limpeza, podes fazer o banho seco, indo à casa de banho se estiveres no trabalho e não te esqueças de limpar e energia densa que enviaste para o chão. A protecção podes fazer com o enraizamento, visualizando também a aura a ficar mais pequena e condensada, a 50cm do corpo e visualizando os Chokurei a toda a volta do corpo. Lembra-te que a maior das protecções é a interior, ou seja a tua força de vontade e também a bondade que demonstres para com o outro. Essa bondade será através do envio de Reiki e conversa que venhas a ter com a pessoa. O envio de Reiki é também uma forma de protecção, pois ao invés de sentires a energia a vir ter contigo, estarás mais focado no envio de energia.

Se quiseres, podes também limpar o espaço, com Seiheki e Chokurei, para que seja para o Bem Supremo de todos.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.