
Porque é mais fácil tratar os outros com Reiki do que fazer autotratamento
Em certos momentos da nossa prática de Reiki podemos sentir que é mais fácil tratamos os outros do que nós mesmos. Este sentir é algo que merece a nossa reflexão.
Tratar os outros com Reiki e fazer autotratamento – qual a diferença?
Ao tratar dos outros, estamos a cumprir algo inato em nós, uma bondade natural que reside no nosso coração e que sente que deve ser realizada, para o bem de todos. Cuidar dos outros, quer em voluntariado ou profissionalmente, com Reiki, será sempre um acto que requer amor incondicional e um entendimento profundo da nossa missão e dos cinco princípios. Quando nos movemos do nosso centro para outro centro que é a pessoa que nos procura, tudo parece mais simples, mais motivante e traz-nos grande alegria interior. Tudo parece fazer sentido e até a nossa percepção com a energia aumenta.
O autotratamento pode, por um lado, parecer-nos mais difícil e até desmotivante, deixando nós de sentir a energia. Ou parecer que tudo está bem em nós. Isto pode acontecer porque, por um lado, podemos estar ansiosos, de mente ocupada, ou podemos não “querer” chegar ao nosso fundo, à razão e origem dos nossos problemas. Colocamos as mãos no chakra cardíaco e nada acontece, tudo parece estar bem, mas depois temos ansiedade. Então, nada está bem, em verdade. Este tipo de situações é natural porque a prática é profunda, requer entrega e nem sempre estamos habituados a saber cuidar de nós, mas sim dos outros.
É aqui que precisas fazer o teu momento de viragem.
Em primeiro lugar, há que saber cuidar de nós mesmos, o maior acto de bondade para connosco, será também um maior acto de bondade para com os outros. Desta forma poderemos realmente cumprir o amor incondicional e não dar, achando que nada estamos à espera de receber e vir a ficar frustrado quando não temos sequer um obrigado.
É por isso mesmo que Reiki é em primeiro lugar para nós, para o nosso desenvolvimento pessoal. Tudo requer prática, até mesmo o saber cuidar de nós mesmos.
O que fazer para desenvolver mais o autotratamento
- Lembra-te que em primeiro lugar deves cuidar de ti mesmo;
- Adiciona um momento de meditação antes do autotratamento, quer seja com o Joshin Kokyu Ho, com os cinco princípios ou os poemas do imperador Meiji;
- Dedica-te a desenvolver o byosen;
- Trabalha chakra a chakra e tenta perceber como cada um deles está;
- Aplica o autotratamento intenção, para as questões que tens.


Um comentário
Heldon Patriarcha
O que se deve ter cuidado com o Reiki é o momento que se tem uma resposta de uma cura para não se obter vaidade