
Porque a sintonização Reiki tem reacções diferentes nos praticantes?
Quando inicias o nível 1 de Reiki ou qualquer outro nível, recebes uma sintonização que é um processo energético que te auxiliará a estar ligado, correctamente, a Reiki.
A sintonização Reiki
O processo de sintonização é o que se chama de ligação à frequência da energia “Reiki”, realizada por um Mestre qualificado. Não tem nada de secretismo ou mistificação mas é uma técnica apenas ensinada de Mestre para Mestre. Esta técnica permite o praticante ficar realmente estar em sintonia com a energia, neste caso Reiki, e conseguir dessa forma não só sentir mas também emitir. É por ter esta sintonização que há uma garantia do fluxo energético.
A manutenção do fluxo correcto deve ser feita pelo praticante através de técnicas como o autotratamento e a meditação gassho ou Joshin Kokyu Ho. O praticante pode ainda realizar o Hatsurei Ho nas aulas e receber Reiju.
As diferentes reacções na sintonização Reiki
Lembra-te sempre que cada pessoa percebe a energia de forma única, individual, era por isso mesmo que o Mestre Usui indicava que Reiki é a “Arte Secreta de Convidar a Felicidade”. Assim, se sentes calor e o teu colega do lado sente calor, é uma percepção idêntica, mas na verdade cada um sente de forma exclusiva. Outros ainda sentem uma espécie de electricidade ou formigueiro, magnetismo constante, que apenas muda a sua intensidade.
Durante a sintonização há praticantes que sentem um grande alívio, alegria e elevação. Outros podem sentir agitação, aceleração ou mesmo peso e dor de cabeça. Como vês, para cada um é sempre diferente. Estas diferenças ocorrem segundo as condições de cada um e são indicações, por vezes, para tratarmos. Dores de cabeça podem indicar algum bloqueio ou peso desnecessário a sair, pelo excesso de pensamentos. Encara este processo como sendo também um momento de autodescoberta, que poderás tratar com Reiki.
Quando a energia começa a fluir, entrando pelo teu chakra da coroa, é natural que encontre determinados bloqueios, restrições e situações a tratar. Não fiques preocupado com isso e é também papel do Mestre de Reiki estar atento a essas situações ou às questões que tu colocares. O fluxo da energia Reiki irá mostrar situações a tratar e isso será muito positivo, também o alargamento do canal irá produzir transformações em ti que podem ser físicas, mentais e emocionais. Poderás até ter aquilo que se chama a crise de cura e não é nada mais do que a homeostasia, ou seja a condição de equilíbrio para que estejamos bem.
Como garantir a sintonização
A partir do momento que estás sintonizado, estarás sempre sintonizado, a diferença está em sentires ou não, em estares mais capaz ou não. Isto implica que deves cuidar do teu canal energético e deves empenhar-te na tua prática. Se não praticares em ti, não deves apenas praticar nos outros, os resultados poderão não ser os melhores e poderás muito facilmente começar a adquirir características da energia dos tratamentos que realizas, o que não é benéfico. O autotratamento ajuda-te a conhecer-te melhor, a alargar o canal energético, trazendo harmonia e equilíbrio.
A sintonização Reiki é sempre algo de muito individual na forma de sentir de cada praticante, assim como as suas reacções. Coloca sempre as tuas questões e aprende com o próprio momento. Lembra-te sempre que cada um sente de forma diferente e não é preciso veres cores ou sentir grandes coisas para praticar Reiki. Os cinco princípios ensinam-nos isso.

