A importância do Reiki nos Cuidados Paliativos

O objectivo dos Cuidados Paliativos é melhorar a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias, que atravessam os problemas decorrentes de doenças incuráveis ou com prognóstico limitado. Os Cuidados Palaitivos visam a prevenção e alívio do sofrimento da pessoa.

Como pode Reiki auxiliar nos Cuidados Paliativos

A dor e outros sintomas geradores de sofrimento, são transversais à totalidade da pessoa, ou seja, reflectem-se no seu corpo, na mente, nas emoções, na sua energia e espiritualidade. Este sofrimento impacta não só a pessoa doente mas também a sua família e todos aqueles que lidam com ela directamente.

Sendo o objectivo dos Cuidados Paliativos promover a melhoria da qualidade de vida e dar suporte à vida, Reiki, como terapia complementar e integrativa pode auxiliar nos seguintes campos:

  • Tratamento que visa o equilíbrio e harmonia da pessoa, emocional e mentalmente;
  • Redução da dor;
  • Paz interior que promove a capacidade de gestão emocional e aceitação;
  • Filosofia de vida.

Estratégias de Reiki nos Cuidados Paliativos

  • Orientado aos profissionais de saúde cuidadores;
  • Para a pessoa com doença ou fase terminal,
  • Para a família.

A prática de Reiki deve também estar orientada aos cuidadores, daí mesmo focarmos o “Cuidar de Quem Cuida” para profissionais de saúde e para a família. O desgaste dos cuidadores poderá fragilizar a sua actuação perante a pessoa, podendo potenciar o problema que esta já também principalmente nos campos emocional e mental. Ao serem cuidados os cuidadores, estaremos a promover o equilíbrio e harmonia necessários para que a pessoa tenha o melhor no seu percurso.

A aplicação de Reiki e até mesmo a compreensão da filosofia de vida que contém em si princípios universais, pode auxiliar, empoderar e motivar a pessoa com doença terminal. Reiki não tem promessa de cura, não está ligado a religiões ou espiritualidades mas tem ferramentas que vão desde a meditação à prática terapêutica energética

Para iniciar um projecto de Cuidados Paliativos, por favor, contactem a Associação Portuguesa de Reiki.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.