Muitos pais ficam em desespero perante o mau comportamento do seu ou seus filhos. Hoje em dia, vemos o comportamento a mudar de uma forma completamente diferente e mais acelerada do tempo da nossa geração. As crianças e jovens identificam-se de uma forma mais estrita aos seus modelos criados no ambiente escolar e que acompanham foram da escola através dos telemóveis e computadores. Tudo está diferente e ao querermos “corrigir” um mau comportamento deparamo-nos com reacções e respostas inesperadas. Vamos então observar como podemos trabalhar com Reiki, para a mudança de comportamento de uma criança e, principalmente, para a nossa capacidade de saber lidar com isso.

Trabalhar com Reiki para uma boa reacção ao mau comportamento

Para os pais é muito importante conseguir ter e manter uma boa reacção a um mau comportamento, assim como uma boa capacidade para facilitar a educação da criança. A prática de Reiki poderá ajudar com as seguintes perspectivas:

  • Filosofia de vida;
  • Meditação;
  • Autotratamento.

Filosofia de vida

Os cinco princípios podem ser como uma bússula para as tuas questões na educação e, principalmente, no mau comportamento da criança. Observa como eles podem te dão indicações sobre toda a situação e cresce também nessa perspectiva. Quanto mais praticares os cinco princípios, também mais capacidade terás de os partilhares com a tua criança.

Meditação

Praticares meditação vai auxiliar-te a promover uma mente vazia, ou seja, uma melhor capacidade de observação, discernimento e reacção. Mantendo uma postura de mente vazia, consegues escutar e não reagir de imediato. Por vezes a criança apenas precisa que se escute o seu ponto de vista até ao fim e se valorize a sua própria perspectiva. Por outro lado, a meditação irá dar-te também um reforço positivo para demonstrares à criança como pode ser útil ela parar para resolver as suas próprias questões e uma forma de saber lidar com os seus confrontos emocionais.

Autotratamento

Começa por observar de que forma o mau comportamento da criança te está a influenciar e em que partes de ti isso acontece. Tenta perceber se até não é algo do passado que vem ao de cima, se assim for, envia Reiki para essa situação.
Faz um autotratamento completo, com mais atenção para as tuas questões particulares, tenta fazer essa prática durante alguns dias e, se necessário, aplica os cinco princípios até enquanto fazes as posições, para reforçar a paz e a calma.

Como ajudar a mudar o mau comportamento da criança

Um comportamento vem sempre de uma tomada de consciência. Essa pode ser positiva ou negativa. A forma que encontramos no Reiki de trabalhar o comportamento é através da filosofia de vida, além da prática terapêutica.

Ensinar os cinco princípios é algo de muito meritório e pode trazer grandes valores à criança. Não é fácil fazê-lo pois a criança pode ter já um padrão emocional que a leva a querer bloquear estes valores por não fazerem parte daquilo que vê nos outros, ou seja, os seus colegas e amigos. No entanto, com a paciência do primeiro princípios e a bondade do quinto, pouco a pouco e sem forçar, tudo é possível.

Se puderes, faz tratamento à tua criança, tenta perceber quais os chakras mais afectados e de que forma também as suas emoções e mente estão. Se quiseres, combina com ela algo que gostasse de mudar e pratica o nentatsu, para que alcance um pensamento mais positivo.