Reiki

Cinco orientações para o teu caminho de Reiki

Há alturas em que perdemos rumo na vida. Não sabemos para onde vamos, nem como, nem com quem ou de que forma. Acabamos por estagnar e sucumbir a um peso incompreensível. A prática de Reiki pode trazer-nos cinco orientações para o nosso caminho, para a descoberta e solidificação da felicidade e paz duradoura na nossa vida.

As cinco orientações de Reiki

Para praticar cada uma destas cinco orientações precisas estar no momento presente. Querer harmonia sem cultivar harmonia, não leva a lado algum. Então, para cumprires, vivenciares estas cinco orientações tens um truque simples – a entrega. Experimenta, também, fazer uma orientação por dia. Pratica a meditação gassho e o joshin kokyu ho, depois, ao longo do dia, reflete e aplica a orientação do dia.

Harmonia

Como ter harmonia, paz, se não levarmos harmonia e paz aos outros? Este é um conceito interligado, por um lado tens que fazer crescer a calma em ti, por outro lado tens que levar uma vida calma aos outros. Se exigires dos outros, é muito natural que também exijam de ti. Para encontrares harmonia, verifica também o que é realmente importante para a tua atenção e o que será acessório. Fazendo o que é importante e não perder tanta energia com o acessório irá ajudar-te a ter mais paz de espírito, mais harmonia.

Confiança

A confiança começa em ti mesmo. Descobre o que precisas mudar para que tenhas mais autoconfiança e de que forma a falta de confiança se manifesta em ti. Durante o dia está atento à forma como demonstras confiança e de que forma tu tens confiança nos outros. Vê se realmente é a forma correcta e ajuda os outros a sentirem-se empoderados. Observa como o teu plexo solar reage a isso.

Gratidão

De que forma te sentes grato com o que a vida te trouxe até aqui, até este momento? Aproveita nos vários momentos do dia sentires gratidão pelas situações e promove essa mesma gratidão aos outros. Ao espalhares essa gratidão, observa os efeitos que ela tem ao longo do dia.

Honestidade

Só por hoje, vive o dia com honestidade, com a maior honestidade e verdade que possas achar ser possível. Aceita o que os outros te digam, mesmo que não seja verdade, isto auxiliará a compreender que cada um manifesta apenas aquilo que consegue compreender. A verdade tem também um tempo próprio. Isso irá ajudar-te a ser cada vez mais verdadeiro e a não necessitar de cobrar aos outros a verdade.

Bondade

Que bondade vais fazer hoje por ti? Que bondade irás fazer por alguém conhecido? E por alguém desconhecido?

A bondade faz crescer tudo na vida, faz vir ao de cima o melhor que há em nós. Tu consegues ser bondoso se te aceitares e compreenderes que em primeiro lugar tens que cuidar de ti e que toda a dor que sentes pode desaparecer, se a entregares a um acto de bondade.

Reiki pode mesmo trazer-nos orientações para uma vida feliz. Nem sempre é fácil mas é por isso mesmo que devemos praticar como sendo uma arte. Precisamos de tempo, de espaço, de erro, de muitas tentativas. De repente, parece que tudo muda. Foi o resultado de todo o teu trabalho.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.