Há alturas em que perdemos rumo na vida. Não sabemos para onde vamos, nem como, nem com quem ou de que forma. Acabamos por estagnar e sucumbir a um peso incompreensível. A prática de Reiki pode trazer-nos cinco orientações para o nosso caminho, para a descoberta e solidificação da felicidade e paz duradoura na nossa vida.

As cinco orientações de Reiki

Para praticar cada uma destas cinco orientações precisas estar no momento presente. Querer harmonia sem cultivar harmonia, não leva a lado algum. Então, para cumprires, vivenciares estas cinco orientações tens um truque simples – a entrega. Experimenta, também, fazer uma orientação por dia. Pratica a meditação gassho e o joshin kokyu ho, depois, ao longo do dia, reflete e aplica a orientação do dia.

Harmonia

Como ter harmonia, paz, se não levarmos harmonia e paz aos outros? Este é um conceito interligado, por um lado tens que fazer crescer a calma em ti, por outro lado tens que levar uma vida calma aos outros. Se exigires dos outros, é muito natural que também exijam de ti. Para encontrares harmonia, verifica também o que é realmente importante para a tua atenção e o que será acessório. Fazendo o que é importante e não perder tanta energia com o acessório irá ajudar-te a ter mais paz de espírito, mais harmonia.

Confiança

A confiança começa em ti mesmo. Descobre o que precisas mudar para que tenhas mais autoconfiança e de que forma a falta de confiança se manifesta em ti. Durante o dia está atento à forma como demonstras confiança e de que forma tu tens confiança nos outros. Vê se realmente é a forma correcta e ajuda os outros a sentirem-se empoderados. Observa como o teu plexo solar reage a isso.

Gratidão

De que forma te sentes grato com o que a vida te trouxe até aqui, até este momento? Aproveita nos vários momentos do dia sentires gratidão pelas situações e promove essa mesma gratidão aos outros. Ao espalhares essa gratidão, observa os efeitos que ela tem ao longo do dia.

Honestidade

Só por hoje, vive o dia com honestidade, com a maior honestidade e verdade que possas achar ser possível. Aceita o que os outros te digam, mesmo que não seja verdade, isto auxiliará a compreender que cada um manifesta apenas aquilo que consegue compreender. A verdade tem também um tempo próprio. Isso irá ajudar-te a ser cada vez mais verdadeiro e a não necessitar de cobrar aos outros a verdade.

Bondade

Que bondade vais fazer hoje por ti? Que bondade irás fazer por alguém conhecido? E por alguém desconhecido?

A bondade faz crescer tudo na vida, faz vir ao de cima o melhor que há em nós. Tu consegues ser bondoso se te aceitares e compreenderes que em primeiro lugar tens que cuidar de ti e que toda a dor que sentes pode desaparecer, se a entregares a um acto de bondade.

Reiki pode mesmo trazer-nos orientações para uma vida feliz. Nem sempre é fácil mas é por isso mesmo que devemos praticar como sendo uma arte. Precisamos de tempo, de espaço, de erro, de muitas tentativas. De repente, parece que tudo muda. Foi o resultado de todo o teu trabalho.