Mikao Usui,  Reiki

O templo Saihoji e a sepultura da família Usui

Sempre houve alguma questão de o Mestre Mikao Usui era ou não Budista e de que escola era. Os seus alunos ainda vivos na década de 80 indicavam que era da escola Tendai, mas a sua sepultura estava num templo Jodo Shu (浄土宗), um dos ramos da escola Tendai, fundada por Honen. Publico neste artigo algumas fotos que permitem compreender essa razão, assim como a localização da sepultura da família Usui.

entrada saihoji joao magalhaes
Placa descritiva da transferência e alteração dos terreno do Templo.

Não houve alteração no chão do templo Yotsua Oiwake após o ana Masashi Aya 20 (1829). Sofreu com o fogo por duas vezes no ano Meiji 13 (1877). No ano Taisho 9 (1921) foi movido da sua posição para a extensão da estrada e alargamento da linha central.

O presente templo e terreno onde a família Usui está sepultada, pertence a um templo Budista da Terra Pura (Jodo Shu). O Mestre Usui era da escola Tendai e foi por causa da realocação dos terrenos do cemitério Tendai, por volta dos anos 60, que hoje em dia se encontra no templo Saihoji. Diz-se que foi erguido um pequeno templo em honra ao Mestre Usui, por alunos seus, mas desconhecida a sua localização.

memorial usui joao magalhaes
Localização do memorial e sepultura da família Usui
templo saihoji usui joao magalhaes
Localização na secção 22 do Memorial Usui

Podes encontrar o Templo Saihoji na 1-4-56 Umesato, Suginami-Ku, Tokyo. Em Reiki Guia para uma Vida Feliz, encontrarás mais informações sobre como lá chegar.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.