Tratamentos de Reiki

Chorar numa sessão de Reiki

Uma sessão de Reiki é uma forma de tratamento holístico, ou seja, é uma forma de tratamento que abarca a pessoa como um todo, que procura encontrar as causas e não apenas os efeitos de um desequilíbrio, que se manifesta de muitas formas na pessoa.

Porque chorar numa sessão de Reiki

Ao receber Reiki, o receptor pode ter a vontade de chorar e isto pode acontecer por dois fatores:

  1. A forma de equilibrar a sua energia, que se refletirá nos seus vários corpos, precisa de uma ação como o choro;
  2. O tipo de tratamento que o terapeuta facilita, poderá levar a esse efeito de “cura”.

Isto quer dizer que nada tem de excepcional a pessoa chorar na sessão de Reiki, antes pelo contrário, é exactamente o que precisa para que se sinta melhor, mais aliviada. Infelizmente, a nossa cultura não é muito adepta do choro – “homem não chora”, “as mulheres são muito emotivas”, etc… Estes estereótipos são absolutamente errados, principalmente se queremos realmente desbloquear a pessoa, para que encontre mais harmonia e equilíbrio em si.

No segundo ponto, temos uma consideração que pode “assustar” caso não seja bem interpretada. Quem tem muita prática de Reiki e conhece muitos praticantes, sabe que Reiki é apenas uma energia, é a base através da qual tratamos, mas a característica do terapeuta pode também influenciar. Como exemplo, temos aqueles que sempre fazem adormecer, aqueles que sempre fazem chorar, aqueles que sempre trazem calma, etc… Não quer dizer que seja 100% dos seus casos mas sim que é o mais comum acontecer quando fazem Reiki a alguém. Isto tem a ver com a forma pessoal de trabalhar com a energia e nada disso é errado, é simplemente natural.

Curiosamente, também alguns terapeutas choram durante o tratamento. Isto pode acontecer porque:

  1. A pessoa tem necessidade de chorar e a energia comunica com o terapeuta dessa forma, dando-lhe “vontade” de chorar;
  2. A energia do tratamento está a fazer desbloquear algo no terapeuta, poderá apenas ser o canal lacrimal;
  3. A energia do tratamento está a mostrar ao terapeuta que também ele precisa chorar;
  4. A situação que está a tratar está a influenciar o terapeuta, subjectivamente, fazendo-o chorar.

Estes pontos são apenas objectos de reflexão para o terapeuta ter, quando lhe surgir esta situação.

Resumindo. Chorar é um processo muito positivo e libertador, é um dos pontos da chamada Crise de Cura, Koten Hanno em japonês.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

3 comentários

  • iscador

    Gostava apenas de partilhar um episodio que me aconteceu no meu 2º nivel.
    Foi cerca de 1 a 2 meses após a morte do meu pai. E desde esse dia andava com dores de cabeça fortes. Tinha ido ao médico, oftalmologista e nada. E eu já pensava que era algo grave.
    E então chegou o fim de semana do 2º nivel. E num dos dias após aprendermos Enkaku Chiryo, como eramos apenas 2 alunos. Fomos nos revezando em quem enviava e recebia.
    Fui para uma salinha muito confortável, onde deitado numa marquesa e tapado com cobertor fiquei.
    Deixei me tar e comecei a pensar nas dores de cabeça. E de repente comecei a pensar na morte do meu pai como tinha suprimido todas as emoções para não deixar a minha mãe mais em baixo. E disse/ouvi mentalmente para mim mesmo- És uma montanha que engole rios. E chorei.
    A partir desse dia as dores de cabeça cessaram, e acredito que foi o Reiki enviado á distancia que ajudou a desbloquear.

    Um abraço

    • Kelly Feitosa

      O Relato de Iscador e é muito parecido com o meu. Minha mãe morreu e pra não deixar meu pai triste n tive ” luto”. Ao 7 dia de autoaplicacao do nível 2 pensei na minha mãe e chorei. Me sinto melhor mas ainda preciso curar.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.