Filosofia de Vida,  Reiki

Reiki ajuda-nos a compreender quem somos

Ao praticarmos o que o Mestre Usui chamou de “A Arte Secreta de Convidar a Felicidade“, encontramos o espaço, tempo e as linhas guias que nos ajudam a compreender quem somos. Mas porque será que uma prática de trabalhar com a energia nos pode conduzir a essa autodescoberta e transformação pessoal?

Reiki, ou melhor o Usui Reiki Ryoho, não é apenas uma prática terapêutica, um cuidar dos outros através da energia, é em primeiro lugar uma forma de estar, uma transformação pessoal com cinco princípios e técnicas de meditação e autotratamento.

É muito curioso conseguirmos mudar a perspectiva sobre Reiki, colocar como etapa secundária o deixar fluir a energia e olhar para a filosofia de vida. A importância de seguirmos uma filosofia é subjacente à necessidade que temos de verdadeiramente nos mudarmos se queremos alcançar a harmonia e equilíbrio. É como ficar doente por ter uma má alimentação, procurar tratar mas não mudar a alimentação. Muitas das questões que temos requerem mesmo uma verdadeira mudança de consciência e podemos fazê-lo com os princípios.

facebook-guia-poemas-espelho

Podemos então reflectir, através da filosofia de vida, o que o Mestre Usui pretendia quando indicou que Reiki é “Para a melhoria do corpo e da mente“:

Só por hoje – praticar no momento presente, com disciplina e consciência;

Sou calmo – promover a harmonia e equilíbrio interior, compreender as necessidades do corpo e da mente. Saber que tudo tem um tempo;

Confio – Saber que somos capazes de todas as resoluções, que podemos realizar até o impossível compreendendo que para isso precisamos criar condições que surgem com uma prática cada vez mais consciente e sábia;

Sou grato – Agradecer as grandes lições da vida e compreender que muitos caminhos nos levam à felicidade. Por vezes o momento mais desagradável é aquele que nos traz liberdade;

Trabalho honestamente – Ser sempre verdadeiro, principalmente contigo mesmo;

Sou bondoso – Compreender que a bondade traz uma riqueza inigualável para a vida e compreender que ser bondoso não significa ser maltratado, mas sim ter a gentileza necessária para recusar o que não será bom para nós e para todos. Ajudar a tirar o sofrimento e dor dos outros, fazendo também o mesmo por nós próprios.

Quando praticamos com esta profundidade, compreendemos melhor quem somos, para onde vamos e de que forma.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.