Meditação

O benefício da mente vazia e o prejuízo da mente cheia

Ter uma mente vazia significa ter um espaço dentro de nós que permite a consciência ser um observador, podendo tomar uma decisão mais acertada perante cada situação. Ter a mente vazia traz grandes benefícios.

Ter uma mente cheia significa deixar popular no nosso consciente e inconsciente pensamentos ruminantes, sem sentido, sem significado, muitos dos quais exaustivos e potencialmente venenosos por despertarem memórias e emoções negativas. Ter uma mente cheia traz grandes prejuízos.

O benefício da mente vazia

Compreender que sempre teremos pensamentos traz-nos serenidade. A mente vazia não implica a não existência de pensamentos. Eles existem e sempre existirão. A diferença está no espaço limite que criamos e nos permite ter mais paz e serenidade interior.

Tudo começa exactamente por aí, por querermos alcançar paz e serenidade interior. Ao sabermos isso, precisamos ter a consciência que devemos disciplinar a mente. Para disciplinar a mente, precisamos praticar.

Disciplinar a mente é como nos prepararmos para disparar uma flecha cujo objectivo é alcançar o ponto preciso do seu alvo, ou seja, é cultivar a concentração. Através da concentração chegamos ao estado meditativo e daí fazemos crescer um jardim de vazio, pleno de potencialidade.

Mente vazia

A concentração pode ser feita de forma muito simples:

  • Todos os dias reserva cinco minutos de manhã e cinco minutos à noite para a prática;
  • Coloca um objecto sem grande pormenor ou apenas uma folha em branco com um ponto preto no centro;
  • Senta-te confortavelmente, mantendo uma postura direita e relaxada;
  • Fica a uma distância do objecto que te permita ter os olhos relaxados e ao mesmo tempo fixos no objecto;
  • Mantém a tua mente fixa, unicamente a olhar para o objecto. Não precisas ter julgamento ou considerações sobre o objecto, apenas precisas olhar para ele;
  • À medida que fores praticando mais e mais, irás compreender este exercício.

O não julgamento é muito importante para a mente vazia, assim como a mente vazia é muito importante para o não julgamento.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.