Filosofia de Vida,  Reiki,  Tratamentos de Reiki

Reiki é dar e receber

Para dar e receber é também preciso ter predisposição. O Usui Reiki Ryoho desperta em nós um sentido de dar, isto porque a prática requer uma mente vazia e um coração predisposto, ou seja, uma entrega, desapego e uma vontade de que algo de bom esteja disponível através de nós. Assim, o praticante de Reiki começa a despertar o seu coração e pode surgir nele uma grande vontade de dar, de partilhar Reiki com os outros. É por isso que a partir do segundo nível de Reiki, muitos praticantes tornam-se voluntários em terapia Reiki.

Até aqui, tudo está excelente.

Reiki é dar e receber

Por outro lado, o praticante de Reiki precisa também de receber. Em primeiro lugar de si mesmo, através do autotratamento e depois receber dos outros. Alguns sentem-se incapazes de fazer Reiki a si mesmos, ou por falta de paciência, falta de resultados, falta de vontade,… Mas querem dar Reiki a outros e ao fazê-lo já sentem a energia fluir e os seus efeitos.

Isto deve ser um estímulo para retomar o seu próprio autocuidado, pois o autotratamento auxilia-os a compreenderem-se melhor, a conhecer as suas próprias limitações e a desenvolverem a percepção interior.

O próprio praticante de Reiki precisa também de receber. Poderá ser dos seus colegas, através das partilhas ou através de um terapeuta. O receber Reiki de alguém ajuda também a compreender com outras perspectivas as próprias situações que cada um tem. Quando nos tratamos sentimos uma coisa, quando outra pessoa nos trata, sentimos outra, isto porque cada um tem a sua própria forma de trabalhar a energia e a intenção também poderá fazer toda a sua diferença. É por isso mesmo que é importante saber receber, em primeiro lugar de nós mesmos, que indica sermos capazes de cuidar de nós e depois dos outros.

Os próprios princípios de Reiki ensinam-nos a importância de saber dar e receber. O confiar, o trabalhar honestamente, a gratidão, a bondade e toda a calma que precisamos ter para saber avaliar a nossa vida.

Assim se completa o ciclo de dar e receber que trará harmonia e equilíbrio ao praticante de Reiki. Dar Reiki é extraordinário, é um acto de humanidade. Receber Reiki é uma bênção e um acto de gratidão e bondade para connosco.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Filomena Maria Caetano docente

    Bem haja João Magalhães pela tua informação e tão importante,para mim muito.
    Na verdade,quando se dá algo incondicionalmente, com entrega e compaixão não se espera nada em troca.Mas isso é inevitável, porque se tende para o equilíbrio.
    O equilíbrio tão procurado e tão desejado a todos os níveis pelo ser humano com o propósito de ser feliz
    Porém, ainda se tem muito que “caminhar” interiormente, e extrapolar a teoria para a repetiva ação.
    Estamos no caminho,uns mais perto da meta ,outros mais longe da meta…já é bom
    Obrigado João.
    Filomena Maria Caetano

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.