Nível 1 Shoden,  Reiki

Regressa à prática de Reiki com bondade

Regressar à prática de Reiki pode ser um desafio que pode trazer um misto de dúvida e incerteza. Não te preocupes, vamos retomar a prática de Reiki com bondade. Vamos seguir seis passos muito simples que te auxiliarão na tua prática.

Se já tiveres nível 2 ou 3 mas paraste durante algum tempo, retoma a tua prática começando pelo princípio – o nível 1. Depois sim, vai recomeçando as práticas dos outros níveis.

Os princípios

Começa por centrar-te nos princípios. Traz à tua consciência cada um deles e lembra-te – é só por hoje!

  1. De manhã, coloca as mãos em gassho;
  2. Esvazia a mente;
  3. Leva a tua atenção até ao tanden;
  4. Recita cada princípio calmamente, como se ecoasse em cada célula do teu corpo;
  5. Quando terminares, deixa-te estar um pouco com esta vibração;
  6. Agradece.

Leva os princípios para as tuas questões diárias e vê de que forma os princípios te podem trazer sabedoria e paz.

A meditação

Só por hoje lembra-nos que podemos, que devemos viver o momento presente. Isto não quer dizer que não devemos planear o futuro e colocar metas, mas sim que devemos fazer a vida com uma consciência do presente.

Pratica a meditação para esvaziar a mente, é simples e poderás fazê-lo em qualquer lado, em qualquer momento. Experimenta desenvolver uma prática de 15 minutos e depois aplica a meditação várias vezes por dia, em curtos períodos, para que possas conseguir lidar com a pressão quotidiana.

Restaurar a energia vital

No Reiki temos uma técnica extraordinária – o Joshin Kokyu Ho, que nos auxilia a restaurar e reciclar a energia vital. Conjuga o Joshin Kokyu Ho com a meditação da mente vazia.

O autotratamento

Tenta perceber qual será a melhor altura para fazeres o autotratamento. Para uns é de manhã, antes do dia de trabalho, para outros ao final do dia de trabalho

  • Começa por fazer o autotratamento com todas as posições, conforme indicadas no teu curso;
  • Vai depois desenvolvendo uma percepção de onde necessitas de mais energia e vai colocando as mãos nos locais onde também sentes que deves tratar mesmo que não estejam nas posições;
  • Não te esqueças de ir fazendo o enraizamento, para que a energia circule e qualquer excesso seja escoado.

O sentir

A prática do byosen é o que nos permite distinguir o feedback da energia onde as nossas mãos estão. Experimenta em ti e nos outros, vai-te divertindo com essa prática aproximando ou afastando as mãos, ou a mão, para que sintas as diferenças. Podes também experimentar em plantas, animais e mesmo objectos inanimados. A ideia é mesmo desenvolveres uma maior afinação com a percepção da energia.

A revisão

Depois desta tua retoma na prática, volta a ler o teu manual de Reiki. Toma apontamentos das questões que tenhas agora ou mesmo daquelas que te fizeram parar no momento. Se quiseres, lê também em O Grande Livro do Reiki o capítulo correspondente ao nível que estás a retomar. Coloca as questões ao teu Mestre de Reiki e procura participar activamente no acompanhamento e partilhas que possa ter. Aplica Reiki diariamente em todos os aspectos da tua vida, lembrando-te dos cinco princípios.

Vale a pena praticar Reiki!!!

Não te julgues, sê bondoso contigo mesmo, pratica com disciplina e alegria.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.