Artigos,  Reiki,  Tratamentos de Reiki

Partilha de informação entre terapeutas de Reiki

Em muitas situações, os terapeutas de Reiki encontram dúvidas ou questões nas quais não têm resposta, à luz da sua experiência. Para auxiliar o seu receptor, o terapeuta de Reiki poderá encontrar uma boa alternativa – a opinião de outro colega. A partilha de informação devia ser algo muito comum e apropriado entre praticantes de Reiki, com um espírito de crescimento em comum que poderá trazer ainda melhores resultados a quem procura terapeutas de Reiki para o seu processo terapêutico.

Como funciona a partilha de informação entre terapeutas de Reiki

Antes de mais ambos os lados têm que compreender a importância de seguir um código de ética.

Stephen Unger indicava, sobre o código de ética, que:

Em primeiro pode servir como um reconhecimento colectivo por parte de membros de uma profissão, das suas responsabilidades. Em segundo lugar, pode ajudar a criar um ambiente no qual o comportamento ético é uma norma. Em terceiro, pode servir como um guia ou lembrança de situações específicas. Em quarto, o processo de desenvolvimento e modificação de um código de ética pode ser valioso para uma profissão. Quinto, um código pode servir como ferramenta educativa, providenciando um ponto focal de discussão em aulas e encontros profissionais. Finalmente, o código pode indicar a outros que a profissão está seriamente preocupada com responsabilidade e conduta profissional.

A partilha de informações entre terapeutas de Reiki deve ser avaliada por ambas as partes da seguinte forma:

  1. Não existe qualquer necessidade de conhecer o nome e outros dados pessoais identificativos da pessoa;
  2. As situações relatadas não devem conduzir a um juízo de valores subjectivo, ou seja, o terapeuta de Reiki ao partilhar as suas questões deve ser objectivo, tentando não influenciar o seu colega;
  3. Quem observa a situação, deve manter-se objectivo;
  4. As ideias e experiências trocadas entre ambos devem, obrigatoriamente, manter-se confidenciais;
  5. O conteúdo da troca de informação não deve ser partilhada com o paciente;
  6. O terapeuta de Reiki ao trocar impressões com o seu paciente, poderá indicar que se foi aconselhar entre pares mas não deve indicar quais. Esta questão surge porque estará a desresponsabilizar-se das suas acções ou a transmitir uma ideia que o que irá fazer está validado e correcto.

A troca de informações entre terapeutas de Reiki é extremamente importante e devia existir cada vez mais, sendo realizada de forma séria, prática e objectiva.

Para que tenhas a certeza que a informação que providenciaste não vai ser mal interpretada ou divulgada, podes sempre acrescentar uma nota:

[su_note note_color=”#f7f7f0″]Nota: A informação providenciada é confidencial, não deve ser distribuída, divulgada ou descontextualizada. [/su_note]

Cinco princípios para a troca de informações entre terapeutas de Reiki

Só por hoje – Avaliar a situação à luz de uma prática fundamentada, tendo em conta que cada caso é um caso, não se apegando a situações passadas, mas tomando-as como possível exemplo.

Sou calmo – Manter a serenidade, por mais grave que a situação aparente. Isto poderá ser importante principalmente em situações morais. A calma auxilia também ambos os terapeutas de Reiki a escutarem-se mutuamente.

Confio – A confiança implica a compreensão do segredo e da ética entre praticantes.

Sou grato – Agradecer pela partilha que traz crescimento. Uma das boas formas de agradecimento é colocar em acção o que se partilhou e também ajudar outros na mesma situação.

Trabalho honestamente – Em todas as questões manter a verdade e saber compreender as capacidades, condições e mesmo vontade de realizar o tratamento.

Sou bondoso – A maior bondade é tratar o paciente com amor incondicional, é escutar a experiência do colega com mente e coração e auxiliar os outros, com a partilha do seu saber e prática.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.