Chakras

Os chakras desalinhados e o que isso quer dizer

Quando alguém te disser tens os chakras desalinhados – não te preocupes, não é o fim do mundo, nem estás com nenhuma doença grave.

Os chakras são os nossos centros energéticos, eles funcionam como receptores e emissores de energia, cada um deles numa frequência muito própria que será transmitida às partes correspondentes do corpo físico, mental e emocional.

chakra-colors-2

O que são os chakras desalinhados

Sempre que nos deparamos com situações mentais, emocionais ou físicas, tal afecta os nossos chakras e eles tornam-se desalinhados, desequilibrados. É simples compreendermos isto, vamos tomar o plexo solar como exemplo. Este chakra tem a ver com o nosso poder pessoal e com a gestão de emoções, entre muito mais. Se eu ficar preocupado com uma situação, ansioso, se perder a minha auto-confiança, então o chakra fica mais débil e “desalinhado” ou mais correctamente, desequilibrado.

Desalinhado significa que não está em linha com o padrão normal que todos os chakras deviam ter. Tendo em conta a nossa vida social de hoje em dia, é muito fácil compreender que possivelmente 99% das pessoas tem os chakras desalinhados pela exigência do nosso dia-a-dia. Por vezes estamos com falta de ideias, ou estamos demasiado fechados ao mundo das ideias – é o chakra da coroa que está em desequilíbrio ou falta-nos a criatividade do chakra esplénico. Por vezes os nossos pensamentos andam a torturar-nos, ou temos visões pessimistas da vida, é a terceira visão e o chakra laríngeo que estão desequilibrados. Se andarmos muito com a cabeça no ar, ou com medos, poderá ser o chakra raiz e por aí fora. São inúmeros os exemplos que nos mostram que, possivelmente, ao longo do dia, podemos ter algum desequilíbrio em um ou mais chakras. É por isso mesmo que quando alguém diz que se tem os chakras desalinhados não há uma constatação de algo muito errado na pessoa, é algo comum e normal.

Como alinhar os chakras

Acima de tudo será o teu comportamento, fruto da tua consciência, que irá modificar e alinhar os chakras. Além disso, poderás praticar várias disciplinas que te irão ajudar a estar com a energia mais equilibrada:

  • Autotratamento Reiki;
  • Reflexão nos cinco princípios;
  • Meditação;
  • Caminhada;
  • Yoga;
  • Chi Kung ou Tai Chi…

O importante é termos a consciência de como estamos, tentarmos ultrapassar as nossas questões pessoais e caso não o consigamos, encontrar a ajuda de algum especialista. Tenta também estar mais com a natureza, sentir e observar a vida, isso poderá trazer-te muito entendimento e equilíbrio.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

3 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.