O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

O Chakra Raiz e o tratamento de Reiki

O Chakra Raiz é conhecido por Muladhara, no sistema hindu de chakras. É o primeiro chakra principal, dentro do nosso corpo, encontra-se localizado no final da nossa coluna e o seu ponto de activação físico é a região do períneo.

Neste chakra, encontramos também a base para a kundalini e o ponto de partida de três canais energéticos, dois nadis e o canal central – Ida, Pingala e Sushumna. A kundalini representa um potencial energético, adormecido, que é despertado através de práticas de elevação da consciência. Essa energia irá subir ao longo do canal energético, trazendo o despertar a cada um dos chakras, unindo o “inferior” ao “superior”.

Com esta pequena descrição, podemos compreender que o Chakra raiz tem muito por onde trabalharmos, com a nossa prática de Reiki.

sharma-satyakam-muladhara-chakra-yoga-poster-467503

O chakra raiz e o tratamento com Reiki

No chakra raiz podemos encontrar a energia da ligação com a Terra, a energia para a família, o sentido de pertença, a força física e vital para todo o corpo, a energia que alimenta toda a região da bacia, pernas e pés.

Quando tratamos o chakra raiz, podemos também ter um olhar atento para toda a região que ele alimenta, observar se existem questões na zona pélvica, nas pernas, pés. Considerar como está a sustentabilidade da vida, a capacidade de estar no aqui e agora e a força que a pessoa tem para levar a vida em frente.

Como este é o chakra com a vibração mais baixa, por vezes desce até ele muitas questões emocionais densas, como a raiva, os ciúmes, e muito mais. Não devemos interpretar isto como sendo sempre assim, mas podemos muitas vezes encontrar estas situações lá alojadas.

Por isso mesmo, ao tratar o chakra raiz, podemos encontrar um feedback da energia, o byosen, de uma forma mais intensa:

  • Fazendo-nos “mergulhar” para dentro dele, como se fossemos perder a consciência;
  • Fazendo-nos desequilibrar, pela intensidade do feedback que tem.

Não precisamos ter receio destas situações, apenas vamos ter mais atenção, verificando que estamos enraizados, que mantemos a consciência no aqui e agora. Experimenta limpar o chakra por dentro e se quiseres, visualiza a energia a fluir com a cor vermelha (não é obrigatório ou realmente necessário).

Observa também como está a harmonização com todos os outros chakras e qual é realmente a causa do desequilíbrio da pessoa. Com esta indicação, poderás ver como está todo o canal energético, de que forma a energia flui de cima para baixo e de baixo para cima, onde se encontram os bloqueios. Os bloqueios poderão impedir o devido fluxo da energia e criar acumulações ou estagnações.

Previous

Pós-Graduação em Arte Terapia e Waking Dream Therapy, com Reiki

Next

Pratica em ti Reiki com bondade

3 Comments

  1. Mário

    Olá

    Muito bom os seus artigos,explicados de uma maneira muito profunda e que não deixa nada a desejar.

    Obrigado.

  2. laurinda Madaleno

    Bom dia João Magalhães,
    Muito obrigada pela sua bondade, pela partilha de conhecimentos. Pratico Reiki já há alguns anos, a sua partilha é sempre muito bem vinda, pois vem sempre reforçar o quanto o Reiki é maravilhoso, mas é necessário fazer o trabalho de casa:) cuidarmos de nós sempre com muito amor sempre!

    Muito grata,

    NAMASTÉ

  3. margarida barros

    gratidao pela nformação, e ajudou muito a entender.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén