Será necessário no Reiki ver cores e auras?
Para praticares e trabalhares com a energia Reiki (energia universal), não precisas ver cores e auras para ter a certeza do que estás a sentir ou fazer. Acima de tudo, não podes considerar por, no momento, não veres cores e auras que não estás a fazer um bom trabalho interior ou que serás menos qualificado como terapeuta.
Reiki pede-te sim a prática do byosen, ou seja, sentires a emanação da energia do local onde tens as mãos. Claro que podes também desenvolver a tua prática intuitiva com o Reiji-ho. Vale mesmo a pena desenvolveres estas duas técnicas pois elas irão auxiliar-te nos tratamentos de Reiki, quer a ti, quer aos outros.
Como ver cores e auras
As cores representam a frequência da energia, exactamente como o arco-iris e a aura é o resultado da energia dos nossos chakras.
Ver nem sempre é ver como esperamos, ou como vemos fisicamente. Ver é uma interpretação interior da nossa terceira visão, o sexto chakra. A mente vazia é importante nesta prática pois irá ajudar a ter uma visão correcta e mais exacta. Se quiseres interpretar algo mas tiveres a mente muito cheia ou com preocupações, como achas que serão as tuas intuições?
Esvaziar a mente é o primeiro passo.
A seguir, pratica o autotratamento, mas prestando atenção ao que sentes nas mãos e no interior do corpo. Coloca questões à energia: «O que quer dizer este formigueiro?», «O que me apetece fazer com o que sinto?». Esta comunicação irá ajudar-te a desenvolver uma ligação mais forte com a energia e a aprimorar a capacidade de interpretar.
Fisicamente, poderás testar também colocar uma mão perto de uma parede branca, ou folha de papel branco. Desfoca a vista relaxando-a e observa o contorno da mão. Geralmente as primeiras percepções de cor são branco, preto, violeta ou dourado, é mesmo assim.
Outro processo para desenvolveres a percepção dos teus chakras é fazeres uma viagem por eles como o Super Reikinho faz, experimenta, é uma técnica para crianças, mas incrivelmente eficaz para adultos. Ao mergulhares nos teus chakras começarás a ter percepções do seu estado. Não te preocupes tanto com as cores pois poderás até “ver” simbolicamente.
O mais importante nisto tudo é tu aprenderes e reconheceres como realmente vês. Não te preocupes como os outros vêem.