Nível 3B - Gokukaiden,  Reiki

O tempo de um curso de Reiki e o exemplo de um Hospital com Reiki

Muitos praticantes ficam na incógnita sobre o tempo de um curso de Reiki mas é algo que também não pode ser linear pois a prática não é apenas mecânica ou teórica. O tempo de um curso de Reiki pode ser muito variável, não só pela definição de tempo que o Mestre dá, mas muito principalmente pela forma como o praticante vivencia esse período. Há quem esteja durante dois ou mais anos no nível 1 e seja consistente na sua prática, não precisando ou querendo passar para o nível 2 e isso é absolutamente correcto. Nestes casos, também o Mestre precisa de ter capacidade para auxiliar o praticante neste seu trabalho contínuo.

Exemplo do tempo de um curso de Reiki

  • Nível 1 – 6 meses de acompanhamento
  • Nível 2 – 6 meses de acompanhamento
  • Nível 3 – 6 meses de acompanhamento
  • Nível 3B – 6 a 12 meses de acompanhamento

Ao longo deste tempo, poderá ainda haver estágio, o que poderá levar o período de prática a estender-se por mais dois ou três meses, principalmente aconselhado no nível 2 e nível 3 de Reiki.

O nível 3B de Reiki necessita de muito tempo pois os futuros Mestres devem ter também o tempo necessário para desenvolverem os seus manuais, terem a possibilidade de dar workshops e assim se prepararem, pela prática, para darem cursos.

O estágio

O estágio é uma forma do praticante se preparar para uma prática terapêutica. É um percurso que pode ser iniciado nos níveis 2 e 3 de Reiki, durante um período de 2 ou 3 meses, seguindo semanalmente o mesmo paciente, para acompanhar o seu percurso terapêutico. O estágio dará forma e estrutura ao futuro voluntário e terapeuta de Reiki. Esta é uma excelente oportunidade de avaliar o que é entrevistar uma pessoa, num âmbito terapêutico e procurar tratar causas, não apenas efeitos.

Se és Mestre de Reiki

Lembra-te dos seguintes aspectos:

  • Do teu próprio tempo de aprendizagem, da necessidade que tiveste em ter tempo para crescer;
  • Das questões que passaste após cada sintonização;
  • Hoje em dia cada vez mais praticantes compreendem a importância de terem acompanhamento e pedem esse acompanhamento;
  • Cada vez mais praticantes pretendem a distinção entre o que é Reiki e as crenças pessoais de cada um.

Em O Grande Livro do Reiki poderás encontrar vários tópicos sobre como desenvolveres o programa das tuas aulas, para todos os níveis, dando assim acompanhamento.

Além do tempo de cada curso, muitas vezes o próprio praticante precisa de tempo para lidar com o seu desenvolvimento interior e isso poderá indicar um tempo no nível 1 de 1, 2, 3 anos, ou em qualquer outro nível. É por isso mesmo que é por vezes difícil indicar o tempo estimado no percurso.

Se pretendes aprender Reiki

Ao procurares o teu curso de Reiki, tem também em mente o que pretendes atingir com Reiki. Coloca questões importantes como:

  • Qual a duração do curso;
  • Como é feito o percurso;
  • Que acompanhamento tem;

A ti mesmo pergunta:

  • O que pretendo atingir com esta prática?
  • De que forma me vai ajudar a crescer?
  • Como irei ajudar os outros, ajudando-me também a mim?
  • Tenho a noção de que preciso de tempo para crescer?

Como saber se um Mestre é idóneo?

Esta é uma questão muito difícil que muitas vezes surge. A melhor forma de o saberes é de teres referências através das pessoas que já frequentaram os seus cursos. No entanto, tem sempre a mente aberta pois o que poderá ser bom e funcional para outros, poderá não resultar para ti. É por isso mesmo que existe uma grande diversidade e cada um de nós precisa de encontrar aquilo que realmente lhe faz sentido. Caso queiras, podes ainda marcar um encontro na escola, para conhecer o espaço, o Mestre e tentar compreender como será todo o processo de aprendizagem.

Curso de Reiki no Griffin Hospital

Partilho contigo este pequeno artigo que encontrei, que nos auxiliará numa reflexão mais ampla sobre o tempo:

O Griffin Hospital oferece para os residentes na área, a oportunidade de avançarem no seu treino de Reiki com um workshop de nível 2 de Reiki das 9h30 às 15h00, Sábado, 18 de Abril.

A Mestre de Reiki Eileen Carino e a enfermeira registada Joanne Halstead irão providenciar aos praticantes a capacidade de realizar tratamento emocional, aprender três dos quatro símbolos sagrados do Reiki Usui e aumentar as suas capacidades curativas. A sintonização de Reiki 2 intensifica as energias introduzidas no Reiki 1. Os participantes devem ter um mínimo de seis meses de prática de Reiki.

Reiki é um método de cura complementar baseado em práticas terapêuticas ancestrais. Reiki envolve a direcção consciente da energia de cura através das mãos do praticante, para o paciente. Quando veiculado propriamente, esta energia promove cura e a libertação dos bloqueios energéticos do corpo. A prática de Reiki pretende trazer equilíbrio ao campo energético, promovendo a cura a todos os níveis.

 

Reiki-practice

O custo do workshop de Reiki 2 é de $125. Fonte: Hearst CT News

Este caso é muito interessante pois indica vários aspectos:

  • É necessário haver uma prática de pelo menos seis meses antes de iniciar o nível 2;
  • É uma formação dada no hospital, por uma Mestre de Reiki e uma enfermeira.

Sendo um curso num hospital, poder ser bastante atractivo, pensamos logo na qualidade da formação, mas aqui falta um pequeno pormenor – observamos o horário do curso, mas não temos a indicação se terá acompanhamento ou não. Esta parte é muito importante. O acompanhamento permite tirar dúvidas, partilhar, praticar uns com os outros, desenvolver a prática das técnicas e muito principalmente da filosofia de vida.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.