Não são precisas crenças para praticar Reiki

A beleza e desgraça da humanidade está nas crenças que cultivamos e que nos cultivam socialmente. A crença é uma predisposição, é algo que leva o indivíduo a assumir como uma verdade, ou uma convicção, mesmo que para isso não tenha uma certeza absoluta através do conhecimento. Na generalidade, levamos o tema da crença para a espiritualidade e religião. É sobre esses dois temas que iremos abordar a crença na prática de Reiki.

Reiki é o nome abreviado que se dá, no ocidente, ao Usui Reiki Ryoho, o método de cura natural, criado em 1922 por Mikao Usui, após o seu retiro de 21 dias no Monte Kurama. Geralmente, quando se segue um método, este tem indicações precisas sobre como se pratica ou até sobre as crenças necessárias para o praticar.

i406335 (1)

Sobre isto mesmo, o Mestre Usui diz:

Tem que se acreditar no Usui Reiki Ryoho para obter melhores resultados?

Não. Não é como um método de tratamento psicológico ou hipnose ou outro tipo de método mental. Não há necessidade de ter um consentimento ou admiração. Não importa se você duvidar, rejeitar ou negar. Por exemplo, é eficaz para crianças e pessoas muito doentes que não estão cientes de qualquer consciência, como uma dúvida, rejeição ou negação. Pode haver um em cada dez que acredita no meu método antes de um tratamento. A maioria deles aprenderá o benefício após o primeiro tratamento, então eles acreditam no método.

Inquirido sobre quem pode praticar Reiki, o Mestre Usui indica:

Então qualquer pessoa recebe Denju do Usui Reiki Ryoho?

Claro, um homem, mulher, jovem ou velho, pessoas com conhecimento ou sem conhecimento, quem tem um senso comum pode receber o poder com precisão num curto período de tempo e pode curar-se a si e aos outros…

Ou seja, Reiki está disponível para todos, como indicava a Mestre Takata e não requer qualquer tipo de crença e conhecimento para o realizar. O Mestre Usui ainda reforça mais com o seguinte:

As pessoas pensam que este tipo de poder curativo é uma bênção para pessoas escolhidas, não por treinarem.

Não, isso não é verdade. Toda a existência tem um poder curativo. Plantas, árvores, animais, peixes e insectos, mas especialmente os humanos, como o senhor da criação, têm um poder considerável. Usui Reiki Ryoho materializa o poder curativo que o humano tem.

Apesar do Mestre Usui falar sobre quem possa ter criado tudo, não indica que precisamos rezar ou pedir a alguém. Segundo ele, toda a existência tem um poder curativo e isso está comprovado na ciência – todos temos uma capacidade autocurativa. A prática de Reiki auxilia a materializar e ampliar, dentro do possível na natureza, o poder autocurativo de cada um.

Então, se pensarmos em crença no Usui Reiki Ryoho é esta – acreditar que todos têm um poder curativo que vêm através da prática. Poder curativo é inato, natural, a prática requer disciplina.

Muitas pessoas rezam para se ligarem à energia. Faz parte do cruzamento cultural e da crença de cada um. Se fazes isso, continua a fazer se te faz sentir bem, não tem problema algum.

A única questão é se queremos ensinar Reiki ou aplicar como terapia e para tal colocamos crenças que não fazem parte do Usui Reiki Ryoho. Ao querer acrescentar crenças, para que chamar Reiki? Podem criar outros métodos de cura igualmente válidos, não é preciso adicionar crenças ao Usui Reiki Ryoho que muitas vezes até podem ir contra os princípios e os preceitos originais. Assim, se queres acrescentar a tua crença ao Usui Reiki Ryoho, podes fazê-lo pessoalmente, mas não será necessário levar outros a acreditar que para praticar é preciso acreditar em algo como tu acreditas. Por isso mesmo Reiki é simples e eficiente, a premissa é que é um «poder curativo» natural, inato em todos.

hawayo takata 3

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.