Reiki

Colocar Reiki à prova – o que fazer?

Por vezes acontece – alguém quer colocar Reiki à prova e isso pode trazer-te desafios muito grandes a todos os níveis. Pode acontecer simplesmente porque:

  • A pessoa quer realmente testar se Reiki é o que lhe fizeram crer que é;
  • Quer testar os conhecimentos do Mestre ou Terapeuta;
  • Quer confrontar as suas crenças com aquilo que acha serem crenças no Reiki;
  • Quer validar o que sentiu.

Além destes tópicos, também no ensino surgem pessoas que podem ainda não estar preparadas para uma caminhada interior, ou que não compreenderam bem o percurso que se faz com Reiki. Podem ter demasiada “ansiedade” para terminar antes de começar, ou podem apenas querer colocar um objectivo comercial que fica também distante dos princípios e valores deste caminho da Arte Secreta de Convidar a Felicidade.

Quando colocam Reiki à prova

Em qualquer destas situações lembra-te sempre do seguinte:

  • Agir segundo os cinco princípios;
  • Lembrar que não se tem que ter resposta para tudo, assumir isso com naturalidade. Essa é a maior força que podemos ter pois a humildade é um enorme fruto saudável da sabedoria e livra-nos de muitos dissabores. Por exemplo, questões científicas ou médicas são para os especialistas nessa área. Não temos que estar a comprovar nada;
  • Leva cada situação como única e não tragas ao de cima más experiências;
  • Se a pessoa está agressiva, das mais diferentes formas, lembra-te que é por muito possivelmente estar em sofrimento interior. Ajuda-a a apaziguar-se e a encontrar o esclarecimento que tanto necessita;
  • Compreende a forma como a pessoa comunica, ela poderá não conseguir compreender a forma como tu comunicas;
  • Não dês certezas à pessoa mas leva-a sim a encontrar respostas;
  • Não necessitas falar sobre tudo o que sentes ou visualizas, vai levando as coisas de uma forma natural, de forma a que seja bem entendido pela pessoa. Tudo tem tempo e as crenças de cada um podem bloquear o correto entendimento, o que bloqueará o processo terapêutico;
  • Sempre que falares de algo que não seja Reiki, explica isso mesmo à pessoa – «isto não é Reiki».

iStock_000017818894web

Leva as situações em que colocam Reiki à prova como um processo natural no teu próprio crescimento e lembra-te, principalmente, que estás para ajudar e cuidar. Por isso mesmo, não é preciso haver agressividade ou desilusão mesmo quando a pessoa nos provoca essas emoções. Quanto mais serenidade interior conseguires promover, não respondendo aos estímulos, maior a capacidade de lidares com a situação.

Se a situação foi muito complicada, desabafa com alguém, envia Reiki para a situação e para todos os envolvidos, para que o subconsciente consiga encontrar paz e tu, com muita compaixão, consigas ultrapassar essas dificuldades que foram mais um passo para o teu crescimento.

Segue em frente, com muito Reiki!

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.