A importância de uma ficha de paciente para um terapeuta de Reiki
Sempre que recebemos alguém para uma sessão de Reiki, tentamos proporcionar a melhor experiência possível para essa pessoa, em todos os sentidos. Não só queremos que ela alcance a harmonia e resolução das suas questões, mas que também se sinta confortável no local onde está.
Ao conversar com a pessoa, muitas questões podem ser levantadas e situações precisam ser registadas para memória futura. É por isso mesmo que uma ficha de paciente se torna importante para um terapeuta de Reiki.
A importância de uma ficha de paciente
Ao realizarmos uma consulta de Reiki, vamos estar a trabalhar com a pessoa no campo holístico, num processo terapêutico onde a nossa competência e veículo de trabalho é a energia. Alguns terapeutas gostam de ter uma abordagem descontraída, apenas conversando com a pessoa antes da sessão de Reiki, ao passo que outros consideram importante ter uma anotação e registo contínuo das sessões que realizam com a mesma pessoa.
Os benefícios de uma ficha de paciente
A ficha de paciente poderá auxiliar-te a:
- Guardar os contactos do teu cliente/utente;
- Avaliar a sua dor ou desconforto antes e depois da sessão;
- Ter uma anamnese da sua condição;
- Estabelecer objectivos e compreender os motivos para ter a sessão de Reiki;
- Interpretar a condição energética da pessoa e observar a sua progressão ao longo do tempo;
- Ter um consentimento informado, em caso de ser necessário.
Aspectos a ter em consideração
A ficha de paciente é um instrumento de trabalho do terapeuta de Reiki e é sempre confidencial. Além desse aspecto, o terapeuta deve ainda cumprir o código deontológico. Em algumas situações, o terapeuta pode querer ter um consentimento informado, que é um instrumento que auxilia o esclarecimento da pessoa e o reconhecimento de que foi informada sobre o âmbito da terapia que vai receber.
Podes encontrar a nova ficha de paciente, com todos estes tópicos, no site da Associação Portuguesa de Reiki, disponível para os associados.