Uma coisa de cada vez, a concentração no dia-a-dia

É muito fácil considerarmos que fazer muitas coisas ao mesmo tempo nos irá ajudar a conseguir fazer cada vez mais. É verdade, se conseguirmos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, conseguiremos fazer muito mais, mas qual é o preço a pagar por isso?

  • Desgaste mental, emocional e físico mais acentuado;
  • Falta de concentração;
  • Energia dispersa por muita coisa;
  • Incapacidade de resposta de atenção necessária quando se tem solicitações.

Estes são alguns exemplos e podemos não notar enquanto somos “novos” mas ao longo do tempo o desgaste irá fazer sentir-se. Mais ainda, quanto menos capacidade de resposta maior o esgotamento e muitas vezes poderá surgir mesmo a depressão.

Então, precisamos mesmo ser capazes de fazer uma coisa de cada vez e não só, de permitirmos que os outros também o possam fazer. Por exemplo se alguém está a realizar uma tarefa, começar a falar com ela sobre outro assunto, dispersando a concentração, poderá não ser benéfico, nem para um nem para outro.

Benefícios da concentração

Quando empenhamos toda a nossa energia numa só coisa, tudo tem mais força e significado. Quando empenhamos a nossa mente e coração, tudo cresce de uma forma clara e positiva.

A concentração auxilia-te a desenvolver o domínio sobre a mente, assim como a gerir melhor as emoções e memórias associadas. Concentrar permite meditar, permite encontrar um espaço vazio que fará crescer a harmonia e paz duradoura. Ao encontrar o equilíbrio na mente, o coração conhece também o espaço necessário para nós mesmos e para os outros. Também assim cresce a compaixão.

Então, todos estamos num processo interligado. Se queremos desenvolver a concentração para alcançarmos maior paz, devemos também saber ter uma atitude de paz para com os outros, não interrompendo, desconcentrando, ou “poluindo mentalmente” as situações. Tudo começa em nós.

 

meditação terapeutica integral

Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.