
Uma coisa de cada vez, a concentração no dia-a-dia
É muito fácil considerarmos que fazer muitas coisas ao mesmo tempo nos irá ajudar a conseguir fazer cada vez mais. É verdade, se conseguirmos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, conseguiremos fazer muito mais, mas qual é o preço a pagar por isso?
- Desgaste mental, emocional e físico mais acentuado;
- Falta de concentração;
- Energia dispersa por muita coisa;
- Incapacidade de resposta de atenção necessária quando se tem solicitações.
Estes são alguns exemplos e podemos não notar enquanto somos “novos” mas ao longo do tempo o desgaste irá fazer sentir-se. Mais ainda, quanto menos capacidade de resposta maior o esgotamento e muitas vezes poderá surgir mesmo a depressão.
Então, precisamos mesmo ser capazes de fazer uma coisa de cada vez e não só, de permitirmos que os outros também o possam fazer. Por exemplo se alguém está a realizar uma tarefa, começar a falar com ela sobre outro assunto, dispersando a concentração, poderá não ser benéfico, nem para um nem para outro.
Benefícios da concentração
Quando empenhamos toda a nossa energia numa só coisa, tudo tem mais força e significado. Quando empenhamos a nossa mente e coração, tudo cresce de uma forma clara e positiva.
A concentração auxilia-te a desenvolver o domínio sobre a mente, assim como a gerir melhor as emoções e memórias associadas. Concentrar permite meditar, permite encontrar um espaço vazio que fará crescer a harmonia e paz duradoura. Ao encontrar o equilíbrio na mente, o coração conhece também o espaço necessário para nós mesmos e para os outros. Também assim cresce a compaixão.
Então, todos estamos num processo interligado. Se queremos desenvolver a concentração para alcançarmos maior paz, devemos também saber ter uma atitude de paz para com os outros, não interrompendo, desconcentrando, ou “poluindo mentalmente” as situações. Tudo começa em nós.

