Os 125 poemas do imperador Meiji e a sua importância

O Imperador Meiji teve uma grande importância para o Usui Reiki Ryoho – a filosofia de vida para uma mente serena e focada. Ao escolher 125 poemas de mais de 10000 que o Imperador Meiji escreveu, o Mestre Usui esteve a preparar os seus alunos para o cultivo de virtudes e méritos.

Em 2014, tive a felicidade de receber o original japonês com os 125 poemas e com muito esforço enviei-o para tradução. Aos ler os poemas percebi que as suas mensagens tinham uma espécie de categorização e que a tradução era algo diferente do que existia até ao momento. Estes poemas foram publicados integralmente no livro Reiki Guia para uma Vida Feliz.

reiki guia para uma vida feliz - joão magalhães - poemas

As categorias dos 125 poemas do Imperador Meiji

1. Trabalho árduo e aprendizagem;
2. Família e paternidade;
3. Conselhos;
4. Compaixão, valores e elevação.

Estas categorias, ajudam-nos a compreender a importância da filosofia de vida no Reiki, quais os valores que o Usui Reiki Ryoho nos tenta cultivar e porque são tão importantes para o nosso caminho, rumo à felicidade e paz duradoura.

Trabalho árduo e aprendizagem

Precisamos trabalhar com disciplina e gosto pela aprendizagem, na prática de Reiki. O trabalho árduo não precisa ser considerado como uma “escravatura” mas sim como uma sabedoria que se desenvolve pela prática pois o trabalho dá sempre os seus frutos e Reiki faz crescer em nós bons frutos.

11 — ÀS VEZES
Não te esqueças de trabalhar arduamente, não importa quão rico e satisfeito estás.

Família e paternidade

A família é muito importante, é a base da nossa família e esta pode ser construída além dos laços de sangue. Por exemplo, uma associação é uma família, uma escola é uma família, os amigos são uma família. Os poemas ajudam-nos a compreender a natureza e as virtudes da família.

58 — AMOR DOS PAIS
Numa noite de primavera houve um incêndio na floresta. Um pássaro não conseguia dormir por se preocupar com os seus filhotes. Não importa quem eles são, seres humanos, aves ou animais, os pais preocupam-se sempre com os filhos.

Conselhos

Em muitos poemas, o Imperador Meiji traz-nos alertas, avisos para a nossa tomada de consciência. Estes conselhos são profundos e simples, alegóricos e tocantes no coração. Ao reflectires com estes poemas irás escutar uma voz interior.

88 — ÀS VEZES
Às vezes é melhor para as pessoas se as coisas não forem como elas querem.

Compaixão, valores e elevação

Crescer com valores é cada vez mais importante na nossa vida. A compaixão traz-nos a consciência da humanidade que surge com a elevação da consciência. Ao fazê-lo, estamos a crescer em conjunto e a compreender o significado profundo do Reiki. O Usui Reiki Ryoho não é apenas energia é também uma filosofia de vida para quem quer cultivar paz e felicidade.

109 — PINHEIRO VELHO
Vamos cuidar e olhar pelo velho pinheiro, que tem sido permanente por um longo tempo, e deixá-lo crescer mais!

 

No livro, além da reflexão que podes ter com os poemas, escolhendo um à sorte para as tuas situações, início ou final de dia, poderás ainda reflectir com os cinco princípios. Experimenta fazê-lo e observa como Reiki pode ter um papel tão importante na tua transformação pessoal.

O Imperador Meiji teve mesmo um papel importantíssimo para o Usui Reiki Ryoho e ao meditares com os poemas, irás compreender porque foram escolhidos. Os poemas funcionam como uma voz amiga, como uma interpretação da nossa realidade, em conjunto com a sabedoria universal.

Imperador Meiji
Imperador Meiji

1 thought on “Os 125 poemas do imperador Meiji e a sua importância”

  1. Boa tarde. O meu nome é Johnny Lino. Estou grato por ter encontrado este artigo, já que tenho uma página no Facebook, onde falo precisamente destes poemas, escolhendo um por dia e dando a minha interpretação do mesmo.
    Grato por nos termos cruzado.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.