Infelizmente todos conhecemos a manipulação que pode vir de forma consciente ou inconsciente. Todos de alguma forma a fazemos ou sofremos dela, a determinados níveis, mas podemos também ultrapassá-la. Vamos observar alguns tópicos sobre a manipulação e como a ultrapassar com Reiki.

Acima de tudo será a consciência que nos trará a realidade da manipulação ao de cima. Se descobriste que és uma pessoa manipuladora, podes mudar isso. Não vale a pena ficares triste, mas vale a pena mudares porque neste preciso momento podes fazê-lo e ultrapassar-te a ti mesmo.

Tipos de manipulação

Fascinação

Quando alguém parece ser “superior” a nós, com mais capacidades ou dotado e indica isso mesmo, mostrando-se como melhor que os outros mesmo por vezes falando de grandes valores.

  • Na verdade todos estamos no mesmo patamar pois todos percorremos o caminho da vida. Alguns pela esquerda, outros pela direita mas todos procuramos o mesmo. Logo, não existe alguém superior ou inferior mas sim percursos diferente. Existe sabedoria e existe ignorância. A sabedoria reconhece que há sempre momentos de ignorância mas não é por isso que alguém é superior ou inferior.

Medo

Dizendo que algo será muito perigoso ou mau para a pessoa e que apenas aquilo que faz ou diz é que será a sua tábua de salvação. Muitas vezes indica também que tudo aquilo que a pessoa fez foi errado e prejudicial ou que o que os outros fizeram por ela foi muito mau.

  • Tudo são opções e aprendizagens na vida. Nunca se pode obrigar algo a alguém nem dizer que tudo o resto não será bom. Cada um tem um caminho muito próprio. A verdadeira liberdade não instila o medo mas sim a consciência e a alegria.

Emoção

Por vezes toca-se no coração das pessoas com as palavras certeiras, indo ao encontro das suas necessidades.

  • Todas as pessoas fazem isso, têm por vezes a palavra certa para a necessidade, por isso alguém não é especial só porque soube dizer algo de acertado na altura certa. Assim como a motivação não deve ser uma forma de exploração, assim como o dar não deve vir depois na forma de uma dívida a ser cobrada.

Reflectir sobre a manipulação

Sem dúvida que precisamos mesmo reflectir se somos manipuladores ou sofremos de manipulação. Todas as coisas devem ser claras. Nem tanto estar sempre a pedir, nem tanto estar sempre a dar. Os cinco princípios ensinam-nos a reflectir sobre estas questões e a compreender cada vez mais que todos somos parte incrível de um universo. Todos vivemos e temos um papel único na vida, cada um à sua maneira, por isso mesmo, nunca ninguém é mais que o outro.

A confiança, o segundo princípio de Reiki, alerta-te para a calma que deves ter nestas situações (o primeiro princípio). Confia em ti mesmo, usa o discernimento que o quarto princípio traz e não te deixes iludir pela bondade e generosidade do teu coração. A gratidão ensina-nos a compreender efectivamente a ignorância. Passamos então a compreender que não há uma coisa como o mal, apesar de tantas coisas más acontecerem, mas sim a ignorância. O fazer algo pensando em proveito próprio ou fazer algo prejudicial a todos mas benéfico para si mesmo.

facebook-guia-poemas-125-caminho

Reiki promove o equilíbrio e explica a união que todos devíamos ter. Uma união libertadora, não de medos, exclusivismos ou fascinações mas sim de pluralidade. Cada pessoa tem em si sabedoria, no seu dia-a-dia deve discernir por cada momento. Promover bons pensamentos, boas palavras e boas acções. Uma boa forma de compreenderes se determinada situação é manipuladora é reflectires através dos cinco princípios. A sabedoria é libertadora, a ignorância é restritiva. É para isso mesmo que praticamos o Usui Reiki Ryoho.

reiki guia para uma vida feliz - joão magalhães 6