Esvaziar a mente ajuda a enraizar
Esvaziar a mente é um exercício como aquele que fazemos quando vamos ao ginásio, ou uma prática como a que aprendemos ao ler mais e cada vez mais para melhorar o entendimento, a compreensão, a cultura e a fala. Esvaziar a mente é algo de tão natural como deixá-la preenchida de pensamentos e preocupações.
Os pensamentos surgem porque temos muitas interacções e estimulações ao longo do dia. É um processo natural mas que pode afectar-nos muito e levar ao desgaste pela quantidade de memórias e emoções que podem despoletar, no caso de nos apegarmos a eles.
Se a tua mente está vazia, ela está pronta para tudo, aberta a tudo. Na mente de principiante existem muitas possibilidades. Na mente do especialista, existem poucas possibilidades. – Shunryu Suzuki
Os benefícios de esvaziar a mente
Ao esvaziar a mente encontramos espaço em nós. Esse espaço irá permitir-te:
- Cultivar consciência;
- Desenvolver a compaixão;
- Aumentar a intuição;
- Escutar o sentido da vida;
- Tomar decisões conscientes;
- Estar atento e no momento presente;
- Aliviar o stress;
- Não julgar;
- Enraizamento.
[su_youtube url=”https://youtu.be/GRTeR6yPVE4″]
O enraizamento é uma forma de estarmos ligados ao aqui e agora, em equilíbrio com as energias da “Terra e do Céu”. Permite-nos estar centrados, auxiliando a descarregar a energia mais densa e as tensões que temos. Esta ligação pode perder-se se a nossa mente for muito flutuante ou se se apegar a muitas coisas. É por isso mesmo que ao esvaziares a mente estarás a promover enraizamento.