A Mestre Hawayo Takata nasceu a 24 de Dezembro de 1900 e faleceu a 11 de Dezembro de 1980. Entre 1938 e 1939, o Mestre Hayashi conferiu-lhe o título de Mestre de Reiki, ao transmitir os «ensinamentos misteriosos», o Shinpiden. Hawayo Takata foi a primeira mestre de Reiki no Ocidente.

Hawayo Takata

A sua vida não foi muito fácil. Muitos sacrifícios, muita perda, mas mesmo assim encontrou no Reiki uma forma de estar na vida e o entendimento que lhe permitiu compreender, aceitar e ultrapassar muitas situações. A ligação ao Universo, o regressar ao estado natural, à comunhão com a Natureza, leva a reflectir sobre o seguinte poema do Imperador Meiji:

34 — PÁSSARO
Mesmo um pássaro, a voar livremente no grande céu, nunca se esquece da sua casa.

Em Reiki Guia para uma Vida Feliz, quis partilhar contigo muitos textos inéditos da Mestre Takata para que possas ter uma visão dos seus ensinamentos, que tanto nos fazem compreender o quão importante é estarmos sintonizados com a vida, o escutar aquilo que a intuição nos diz e a importância de levar uma vida saudável e dedicada à prática. Irás também ver os símbolos desenhados por ela e o significado que lhes dava, assim como ao Reiki. A Mestre Takata criou o Reiki Shiki Ryoho (o que hoje se chama de Reiki Essencial) e dele surgiram dezenas e dezenas de novos sistemas de Reiki.

Hawayo Takata