O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Como tratar o coração e os sentimentos com Reiki

O nosso coração é o lugar onde se alberga o chakra cardíaco, a energia que nos auxilia a desenvolver o amor próprio, a bondade, compaixão, amor incondicional e um carácter íntegro. Na prática de Reiki, o chakra cardíaco é o nosso chakra central. A energia flui para a mente, para o coração e daí para as suas “asas” – as mãos.

Quando algo nos afecta a integridade, os nossos sentimentos ou o mais profundo do nosso ser, sentimos um grande impacto no chakra cardíaco. Este reflexo pode dar-se como uma dor, um esvaziar da energia, uma diminuição do tamanho do “coração”. Assim, começamo-nos a curvar sobre nós mesmos, a arquear os ombros, a fecharmo-nos e a fechar o coração. Se assim for, virá a tristeza, a solidão e, muito provavelmente, alguma doença pela vulnerabilidade do momento.

Podes dar a volta a essas situações com Reiki e podes fazê-lo de duas formas – por ti mesmo e tendo a ajuda de outro praticante.

Cuidares do teu coração com Reiki

Porque Reiki é tão bom? Porque nos permite cuidar de nós mesmos. Tratar do coração não é simples e por isso mesmo aconselho-te sempre a procurares a ajuda de outra pessoa mas há muito que podes fazer por ti, aliás, tudo começa em ti.

Cinco princípios

Os cinco princípios são a base do Reiki. Pratica-os como sendo questões a ti mesmo – só por hoje, porque hei-de estar mal, neste preciso momento estou bem. Sou calmo, porque esta situação me retira a serenidade? Confio, aprendo a aceitar-me e aceitar os outros? Sou grato, aprendo com estas lições? Trabalho honestamente, compreendo o meu caminho na vida e sei comunicar? Sou bondoso, não serão os outros que me irão preencher mas eu mesmo preciso de estar preenchido para que possa dar.

Poemas do Imperador Meiji

Em Reiki Guia para uma Vida Feliz, pede para que a energia te guie para um poema do Imperador Meiji, reflete sobre o que o poema que sai te diz, para a tua situação. Por exemplo, este que me saiu. Usa as reflexões do livro e dos cinco princípios para construíres uma base sólida em ti.

118 — ÀS VEZES
Se não fores em frente, quando o mundo inteiro está a avançar, vais
ficar para trás.

Autotratamento

Pratica com empenho e alegria o autotratamento. Não te apegues à situação e coloca a intenção de te sentires bem contigo mesmo e de estares cada vez mais preenchido de ti mesmo. Não é egoísmo, é sim conseguirmos ter toda a nossa energia connosco e não dispersa.

Alinhamento dos chakras

Podes tratar unicamente cada chakra, começando de baixo para cima ou de cima para baixo, limpando-os interiormente e preenchendo-os com Reiki. Podes até imaginar que a energia vai com a cor dos chakras.

Técnicas de Reiki

Podes ainda aplicar técnicas próprias para te ajudar. Por exemplo, o Heso Chiryo, para desintoxicares as emoções e depois o Nentatsu para reforçares o teu pensamento positivo. Não te esqueças do Joshin Kokyu Ho que irá ajudar-te a revitalizar e a reciclar a energia. Faz estas práticas de forma sistemática e vai avaliando quando precisas de parar para ires sentindo os efeitos. Lembra-te que se chorares isso é bom, estás a limpar-te!

feelings-photography-1920x1200

Outra pessoa tratar-te com Reiki

É sempre bom receber Reiki de outros. Ajuda-nos a ter perspectivas, a tratar algo que não tínhamos conseguido bem compreender e também um momento para, confidencialmente, desabafarmos e colocarmos na óptica holística as nossas questões. Receber Reiki irá ajudar-te a equilibrar para que tu também te possas ajudar.

Desejo-te uma incrível força e serenidade para as tuas questões com o coração.

Previous

Curso Usui Kaizen – seis meses de Reiki no desenvolvimento pessoal

Next

Bem vindo à Arte Secreta de Convidar a Felicidade

2 Comments

  1. Elisabete

    Hoje, estava a sentir-me um pouco angustiada, sentei-me e equilibrei as emoções com Reiki nos chakras do coração e do plexo solar, em simultâneo, e tudo se equilibrou. Agradeci poder tratar de mim com Reiki, que está sempre aqui sempre que preciso dele e tive um pensamento semelhante: «Porque Reiki é tão bom? Porque nos permite cuidar de nós mesmos.»

  2. Odilia

    Como é bom todas as tuas partilhas. Grata*

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén