Em 1922, o Mestre Usui teve uma ideia muito própria para convidar a felicidade – através de uma energia universal, ele conjugou preceitos que nos levam à melhoria do corpo e da mente. O seu método, o Usui Reiki Ryoho é então a Arte Secreta de Convidar a Felicidade – é um método de cura natural, com uma base de filosofia de vida.

Se vais aprender Reiki ou se estás a reavaliar a tua prática de Reiki, então observa o Usui Reiki Ryoho como algo além de colocar as mãos e deixar passar energia – vê como um método transformador da tua vida. Cada dia de prática, cada nível, é uma oportunidade de crescimento incrível. Não representa um certificado ou um estatuto mas sim um caminho para que possas ser mais feliz, para que possas convidar a felicidade e assim ajudar outros a também serem felizes.

Reiki também nos ensina e olhar por nós. Não é egoísmo, é sabedoria. Tantas situações se evitariam se não buscassemos situações em desequilíbrio. Procuramos aprovação ou poder e quando não o temos, sentimo-nos mal, vingamo-nos, indignamo-nos. Isso de nada serve e por isso mesmo temos cinco princípios a serem praticados neste momento presente:

Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso.

Como praticar a Arte Secreta de Convidar a Felicidade

  • Aplica os cinco princípios às tuas questões pessoais;
  • Faz ocasionalmente uma reflexão com os poemas do Imperador Meiji;
  • Descobre como está o teu corpo energético praticando o Reiji-ho;
  • Faz o autotratamento com alguma frequência; Trata localmente as situações que tenhas e, ocasionalmente, repete os 21 dias de autotratamento;
  • Pratica as técnicas que te são ensinadas, principalmente na perspetiva de as aplicar no teu dia-a-dia;
  • Une-te cada vez mais à energia e compreende o sentido daquilo que te rodeia;
  • Medita com Reiki – esvazia a mente para que o teu coração se preencha;
  • Promove a harmonia em ti e nos outros;
  • Sabe levar as coisas com tempo. Não queiras correr para ter certificados ou estatuto mas pensa como tu podes crescer com Reiki;
  • Descobre as tuas questões com alegria, tomaste consciência das situações e como tal podes resolvê-las ou pedir ajuda para as tratar.

Estes são apenas alguns exemplos, muito mais aprenderás nas tuas aulas, na partilha com os teus colegas e na vivência diária. Leva Reiki para a tua família, para o teu emprego. Não precisas apregoar o que fazes mas o teu comportamento, a tua mudança de atitudes é que será realmente valorizada. É por isso que Reiki é a Arte Secreta de Convidar a Felicidade – é interior, tu podes mudar.

Se te perguntarem o que é Reiki? Podes indicar que é um método para a melhoria da mente e do corpo (shin shin kaizen), é a arte secreta de convidar a felicidade. É uma prática terapêutica e uma filosofia de vida.