Reiki e mediunidade – existirá alguma relação?
Mediunidade, segundo algumas definições é a capacidade de canalizar, contactar com alguém num plano espiritual.Esta é uma definição muito comum no ocidente e claro, que causa um grande pânico nas pessoas que nada querem ter a ver com essas práticas.
Nos anos 80, 90, houve uma grande mistura das práticas mediunicas com o Reiki, acabando por modificar por completo todo o Método e fazendo-o parecer algo que não é. Termos como “guias de Reiki”, “canalizar energia”, ficaram agarrados e passaram a ser usados como sendo parte do método mas, na verdade não o são. Surgiram imensos sistemas que ligam Reiki a Cristo, aos guias, a tudo e mais alguma coisa mas, vendo bem os seus ensinamentos, nada tem de Reiki, são apenas sistemas que usam um nome que é reconhecido, para se fazer ser “vendido” ou “creditado”.
O Usui Reiki Ryoho, nada tem a ver com contactar alguém. Se se acreditar em tal coisas como mediunidade, tal tem a ver com uma pessoa, com a sua condição, não é uma técnica que sendo praticada por qualquer um irá resultar. Basta pensarmos na lógica que nem todas as pessoas conseguem ser boas advogadas, apesar de estudarem para o ser, ou bons futebolistas, apesar de treinarem muito para o serem.
O espiritual, kanji que representa Rei, não tem nada a ver com termos que contactar espíritos ou para praticarmos Reiki termos que ter “guias de Reiki” ou algo parecido. Em lado algum o Mestre Usui ou Hayashi o indicam e temos que compreender que foi uma alteração introduzida pelas vertentes ocidentais, principalmente do Brasil, onde este tema é muito mais aceite e se torna comum. Assim, durante muitos anos, Reiki no ocidente foi visto como algo até quase “esotérico”, “mistificador”, esquecendo-se da sua verdadeira essência – a prática de princípios para alcançar a paz e felicidade.
É claro que é bem mais fácil culparmos algo exterior a nós do que tentarmos tratar de nós mesmos, crescendo em consciência. Observando Reiki como algo ligado a mediunidade é ter uma perspetiva que nem por isso é correta e ainda para mais é incrivelmente redutora. Então, precisamos descolar-nos dessas situações. Assim como a crença na religião é própria de uma pessoa, também a crença na mediunidade é própria da pessoa.
Portanto, se és praticante de Reiki, não tens que acreditar em nada disso. O mesmo disse o Mestre Usui no seu manual – Reiki não necessita de uma predisposição. Acreditar que tudo é energia e que podemos cuidar, tratar com energia não implica termos crenças a esse nível. Ao longo da humanidade tivemos a tirania da religião, onde quem era contra não tinha um final muito feliz; Agora temos a tirania da ciência, onde o que não é provado é ridicularizado. Espero que não venhamos a cair na tirania da “espiritualidade”.
Poderá uma pessoa que acredita na mediunidade praticar Reiki? Claro que sim! Reiki é para todos independentemente da crença, idade e etnia. Muitos praticam Reiki exatamente porque não há o forçar de crenças, não há a adoração ou o medo, há sim uma prática interior para desenvolvimento pessoal.
Reiki é um método de cura natural assente em cinco princípios e 21 técnicas tradicionais que promovem a elevação da consciência e o cuidado físico, mental, emocional e energético da pessoa. O espiritual no Reiki é a essência de cada pessoa e o universo.
3 comentários
Geny Silva
Disse tudo.
grata
Ludymilla Ribeiro
Excelente!! Grata por suas sábias observações. Reduzir a nível de mediunidade é querer trazer o carro pesado das religiões. Gravíssima!!!
Ludymilla Ribeiro
Por favor, onde se lê carro…leia-se…fardo. grata.