Reiki

Reiki e mediunidade – existirá alguma relação?

Mediunidade, segundo algumas definições é a capacidade de canalizar, contactar com alguém num plano espiritual.Esta é uma definição muito comum no ocidente e claro, que causa um grande pânico nas pessoas que nada querem ter a ver com essas práticas.

Nos anos 80, 90, houve uma grande mistura das práticas mediunicas com o Reiki, acabando por modificar por completo todo o Método e fazendo-o parecer algo que não é. Termos como “guias de Reiki”, “canalizar energia”, ficaram agarrados e passaram a ser usados como sendo parte do método mas, na verdade não o são. Surgiram imensos sistemas que ligam Reiki a Cristo, aos guias, a tudo e mais alguma coisa mas, vendo bem os seus ensinamentos, nada tem de Reiki, são apenas sistemas que usam um nome que é reconhecido, para se fazer ser “vendido” ou “creditado”.

O Usui Reiki Ryoho, nada tem a ver com contactar alguém. Se se acreditar em tal coisas como mediunidade, tal tem a ver com uma pessoa, com a sua condição, não é uma técnica que sendo praticada por qualquer um irá resultar. Basta pensarmos na lógica que nem todas as pessoas conseguem ser boas advogadas, apesar de estudarem para o ser, ou bons futebolistas, apesar de treinarem muito para o serem.

hawayo takata 3

O espiritual, kanji que representa Rei, não tem nada a ver com termos que contactar espíritos ou para praticarmos Reiki termos que ter “guias de Reiki” ou algo parecido. Em lado algum o Mestre Usui ou Hayashi o indicam e temos que compreender que foi uma alteração introduzida pelas vertentes ocidentais, principalmente do Brasil, onde este tema é muito mais aceite e se torna comum. Assim, durante muitos anos, Reiki no ocidente foi visto como algo até quase “esotérico”, “mistificador”, esquecendo-se da sua verdadeira essência – a prática de princípios para alcançar a paz e felicidade.

É claro que é bem mais fácil culparmos algo exterior a nós do que tentarmos tratar de nós mesmos, crescendo em consciência. Observando Reiki como algo ligado a mediunidade é ter uma perspetiva que nem por isso é correta e ainda para mais é incrivelmente redutora. Então, precisamos descolar-nos dessas situações. Assim como a crença na religião é própria de uma pessoa, também a crença na mediunidade é própria da pessoa.

Portanto, se és praticante de Reiki, não tens que acreditar em nada disso. O mesmo disse o Mestre Usui no seu manual – Reiki não necessita de uma predisposição. Acreditar que tudo é energia e que podemos cuidar, tratar com energia não implica termos crenças a esse nível. Ao longo da humanidade tivemos a tirania da religião, onde quem era contra não tinha um final muito feliz; Agora temos a tirania da ciência, onde o que não é provado é ridicularizado. Espero que não venhamos a cair na tirania da “espiritualidade”.

Poderá uma pessoa que acredita na mediunidade praticar Reiki? Claro que sim! Reiki é para todos independentemente da crença, idade e etnia. Muitos praticam Reiki exatamente porque não há o forçar de crenças, não há a adoração ou o medo, há sim uma prática interior para desenvolvimento pessoal.

Reiki é um método de cura natural assente em cinco princípios e 21 técnicas tradicionais que promovem a elevação da consciência e o cuidado físico, mental, emocional e energético da pessoa. O espiritual no Reiki é a essência de cada pessoa e o universo.

PRATICA REIKI

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

3 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.