Nível 3 - Shinpiden

O que fazer depois de terminar o nível 3 de Reiki

Se terminaste os teus seis meses contínuos de nível 3 de Reiki e não sabes o que hás-de fazer, então aqui ficam umas dicas úteis para ti.

Claro que em primeiro lugar tens sentir como estás na tua prática e podes querer colocar as seguintes reflexões?

  • Como tenho integrado os princípios no meu dia-a-dia?
  • O que mudou em mim desde o nível 1 de Reiki?
  • Aquilo que me levou a aprender Reiki foi cumprido?
  • Sei cuidar de mim e pedir ajuda quando necessito?
  • Compreendo e aplico todas as técnicas?
  • Sou disciplinado no meu autotratamento?
  • Compreendo como tratar os outros?

Estas questões levam a dois pilares – a filosofia de vida e a prática terapêutica. A tua tomada de consciência pode até indicar-te que queres regressar à prática desde o início. Isso é comum e, por exemplo, eu estou a fazê-lo constantemente. Encontram-se sempre coisas novas naquilo que já parece sabido, naquilo que parece ser velho.

Que caminho percorrer após o nível 3 de Reiki

A partir daqui já deves ter tido pelo menos um ano e meio de prática regular, com empenho e muito coração. Então podes considerar alguns aspectos práticos de aprendizagem e dedicação, como é o caso do voluntariado, da prática profissional como terapeuta de Reiki ou de continuares o teu estudo com as aulas de Reiki Do, Kensho e ou Karuna.

Voluntariado

O voluntariado irá ajudar-te a desenvolver cada vez mais o sentido de verdadeiro amor incondicional e compaixão, ou seja, de seres capaz de doar Reiki sem esperares resultados ou feedback. Apenas estares no momento para o fazeres. Voluntariado irá ajudar-te a desenvolver o carácter para que sejas disciplinado, bondoso, com respeito pelo local onde estás e pelas condições daqueles que irás tratar.

Terapeuta profissional

Ser terapeuta significa que também sabes cuidar de ti. Que fizeste uma jornada longa que te levou a entender o método de Reiki e a profundidade do seu alcance. Após teres praticado com os teus colegas e de teres feito voluntariado, se sentires que o queres fazer, então prossegue para um aspecto mais profissional. Irá trazer-te muitos desafios mas ajudará crescer-te imenso.

Continuar o estudo

Aconselha-te com o teu Mestre de Reiki de que forma podes continuar a tua prática, não quer dizer que tenhas que ir fazer o Gokukaiden, o curso para Mestre de Reiki. Poderás querer fazer outros cursos pois nem todos querem ir para Mestre de Reiki. No CENIF tens aulas de Karuna, para o desenvolvimento da compaixão como terapia e filosofia de vida; USUI KAIZEN, um curso de seis meses para o crescimento na filosofia de vida, meditação, compreensão das questões pessoais e atitudes para com os outros (6 meses); Kensho, compreender a própria essência, que é um curso de 6 meses, no CENIF Guimarães, para alunos de nível 3. Poderás ainda desenvolver-te com cursos próprios para terapeutas de Reiki e muito mais.

Gokukaiden – nível 3B

Se sentires que o teu percurso passa pelo ensino, poderás ir para o Nível 3B de Reiki, chamado de Gokukaiden, a transmissão dos ensinamentos “misteriosos”. Este é um curso que leva entre oito a doze meses de prática e crescimento.

Retomar o caminho

O nível 3 de Reiki não é o fim do teu caminho, irás compreender que a Grande Luz Brilhante te trará a sabedoria para interpretares toda a tua aprendizagem de forma diferente e poderás querer retomar os workshops de nível 1 e 2 para os observares com a tua nova sabedoria. Isso é incrível de se fazer e vale a pena. Nós praticantes de Reiki não estamos dependentes de níveis mas sim do crescimento interior que nos leva realmente à Arte Secreta de Convidar a Felicidade.

Leitura de apoio

Além dos teus manuais, que podes sempre reler, tens também para apoio O Grande Livro do Reiki, que é um manual prático para todos os níveis e ainda Reiki Guia para uma Vida Feliz, para aprofundares a sabedoria sobre o Usui Reiki Ryoho e ainda a filosofia de vida, ao longo de todos os níveis. Faz também as prática aconselhadas em O Grande Livro de Reiki, para a passagem de nível, irá ajudar-te.

 

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.