Mente e Coração influenciam a forma como interpretamos a comunicação
Muito possivelmente já passaste por uma situação como estares a dizer ou escrever algo e outros interpretarem de forma totalmente diferente. Ou mesmo tu já interpretaste de forma diferente aquilo que outros queriam comunicar. A nossa Mente e Coração têm uma enorme influência na interpretação, é claro.
Comunica com mente e coração
Tudo o que dizemos, de alguma forma, pode ter um impacto incrível na vida da outra pessoa. Por vezes brincamos e é levado como uma ofensa, por vezes alerta-se e parece ser uma crítica, então, a comunicação não passa só por sermos capazes de expressar o que sentimos ou pensamos, é bem mais do que isso. Comunicar é também saber observar o outro, tentar compreender as suas expectativas, necessidades. Se passaste muito tempo sem ser capaz de dizer o que pensas, isso devia ter-te trazido lições muito preciosas como:
- É preciso comunicar;
- É preciso que alguém me seja capaz de escutar;
- É preciso que compreendam o que se quer comunicar.
Pensando assim, não devemos dizer as coisas a torto e a direito, nem pensar que as censuramos, antes pelo contrário, estaremos a comunicar com mente e coração para alguém que tem também uma mente e coração. Se esvaziares a tua mente, se cultivares bondade no teu coração, conseguirás compreender melhor o que o outro possa querer comunicar ou até tu mesmo poderás comunicar de forma mais clara.
Observa os cinco princípios à luz da comunicação:
É preciso ter tempo para comunicar; Confiança em nós mesmos para não sentirmos que tudo é um ataque a nós ou às nossas acções; Precisamos ter uma atitude de gratidão por existir esta comunicação, ela trará crescimento; A honestidade permitirá comunicar o que se sente e pensa na verdade, sabendo também que cada um tem a sua própria verdade; Preenchidos de bondade, porque iremos julgar o que outro diz?
Escuta atentamente
Além da mente e do coração precisamos também de saber escutar atentamente. Isto significa que a nossa mente tem que estar vazia e que o coração não deve saltar para a boca. Não há maior lição de compaixão que a capacidade de saber ouvir até quem nos está a magoar. Escuta o que o outro te diz e aprende com essas lições. Os cinco princípios indicam-te o caminho para manteres uma mente vazia e um coração predisposto. Escutar não é pregar. Se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro. Vale a pena cultivar a escuta atenta.
Vale a pena praticares os cinco princípios de Reiki, encontrar e promover uma comunicação mais saudável entre todos.