
A questão de receber e saber dar na perspectiva do Reiki
Saber dar e receber é uma arte e que tem muito a ver com a arte secreta de convidar a felicidade. Na prática de Reiki acabamos por falar muito em Amor Incondicional – cresce em nós a vontade de dar. Isto é muito bom, é uma enorme virtude que devemos cultivar porque quando damos, genuinamente, recebemos. O Usui Reiki Ryoho ajuda-nos a compreender melhor o saber dar e receber em duas perspectivas – a filosofia de vida e a prática terapêutica.
Saber dar e receber na perspectiva da filosofia de vida
Os cinco princípios ensinam-nos que devemos levar uma vida de harmonia. Centrados na nossa capacidade de lidar com as situações, agradecendo as lições, sendo genuínos e bondosos. Isso leva-nos a compreender que para dar, temos que o saber fazer com sabedoria e compaixão – não dar tendo em conta uma cobrança posterior, o alcançar uma posição favorável, o comprar um favor, criar uma dívida. Muitas vezes temos tudo isso dentro de nós mas de forma consciente e pensamos que devemos dar, dar continuamente, sempre dar, que é essa a nossa forma de ser e que é assim que será bom. Mas por vezes dar é excessivo, é desnecessário e poderá fazer surgir um sentimento de “não sou necessário”, “ninguém gosta de mim”. Para saber dar, temos que estar não só preenchidos mas também cientes. Se só usarmos o coração sem sabedoria, iremos sofrer e pensar que damos muito e nada recebemos em troca. Então, precisamos criar antes uma forma de estar na vida que não requer um sistema dissimulado de trocas. Sabe valorizar os outros, dá o valor certo pelas coisas. Sabe receber mas sabe também dizer quando não é necessária a oferta. O caminho do meio certamente trará muita mais felicidade.
Nos poemas do Imperador Meiji, encontramos também algumas reflexões sobre dar e receber. Não directamente mas que nos ajudam a reflectir sobre o nosso comportamento.
120 — COMPORTAMENTO
Não podes ensinar as pessoas se o teu comportamento não é apropriado.
115 — CAMINHO
O mundo está seguro se tomares o caminho certo.
24 — DIANTHUS
Recebes muitos tons de flores cor-de-rosa da mesma semente, dependendo
de como cuidares delas.
Saber dar e receber na perspectiva terapêutica
Se o teu coração está cheio de Reiki e sentes vontade de dar, isso é excelente. Lembra-te também que é muito preciso tu receberes Reiki. Por isso, mantém-te com disciplina no autotratamento e ocasionalmente recebe Reiki de um colega. Assim mantém-se o dar e receber equilibrados e não terás tão rapidamente uma sensação de desgaste. Ao dares Reiki a outros, tens que ter uma consciência muito concreta sobre o que queres em troca. Mesmo que digas que nada queres, tens que perceber qual será a tua reacção se a pessoa nem sequer te agradecer. Por vezes o não querer em troca tem uma condição camuflada, nada como colocar as situações de uma forma clara pois será bom para todos.

