Filosofia de Vida

A questão de receber e saber dar na perspectiva do Reiki

Saber dar e receber é uma arte e que tem muito a ver com a arte secreta de convidar a felicidade. Na prática de Reiki acabamos por falar muito em Amor Incondicional – cresce em nós a vontade de dar. Isto é muito bom, é uma enorme virtude que devemos cultivar porque quando damos, genuinamente, recebemos. O Usui Reiki Ryoho ajuda-nos a compreender melhor o saber dar e receber em duas perspectivas – a filosofia de vida e a prática terapêutica.

Saber dar e receber na perspectiva da filosofia de vida

Os cinco princípios ensinam-nos que devemos levar uma vida de harmonia. Centrados na nossa capacidade de lidar com as situações, agradecendo as lições, sendo genuínos e bondosos. Isso leva-nos a compreender que para dar, temos que o saber fazer com sabedoria e compaixão – não dar tendo em conta uma cobrança posterior, o alcançar uma posição favorável, o comprar um favor, criar uma dívida. Muitas vezes temos tudo isso dentro de nós mas de forma consciente e pensamos que devemos dar, dar continuamente, sempre dar, que é essa a nossa forma de ser e que é assim que será bom. Mas por vezes dar é excessivo, é desnecessário e poderá fazer surgir um sentimento de “não sou necessário”, “ninguém gosta de mim”. Para saber dar, temos que estar não só preenchidos mas também cientes. Se só usarmos o coração sem sabedoria, iremos sofrer e pensar que damos muito e nada recebemos em troca. Então, precisamos criar antes uma forma de estar na vida que não requer um sistema dissimulado de trocas. Sabe valorizar os outros, dá o valor certo pelas coisas. Sabe receber mas sabe também dizer quando não é necessária a oferta. O caminho do meio certamente trará muita mais felicidade.

Nos poemas do Imperador Meiji, encontramos também algumas reflexões sobre dar e receber. Não directamente mas que nos ajudam a reflectir sobre o nosso comportamento.

120 — COMPORTAMENTO
Não podes ensinar as pessoas se o teu comportamento não é apropriado.

115 — CAMINHO
O mundo está seguro se tomares o caminho certo.

facebook-guia-poemas-125-caminho

24 — DIANTHUS
Recebes muitos tons de flores cor-de-rosa da mesma semente, dependendo
de como cuidares delas.

Saber dar e receber na perspectiva terapêutica

Se o teu coração está cheio de Reiki e sentes vontade de dar, isso é excelente. Lembra-te também que é muito preciso tu receberes Reiki. Por isso, mantém-te com disciplina no autotratamento e ocasionalmente recebe Reiki de um colega. Assim mantém-se o dar e receber equilibrados e não terás tão rapidamente uma sensação de desgaste. Ao dares Reiki a outros, tens que ter uma consciência muito concreta sobre o que queres em troca. Mesmo que digas que nada queres, tens que perceber qual será a tua reacção se a pessoa nem sequer te agradecer. Por vezes o não querer em troca tem uma condição camuflada, nada como colocar as situações de uma forma clara pois será bom para todos.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.