Na prática de Reiki podemos limpar a aura de outra pessoa de muitas formas. Podemos ter uma ação física, que implica movimento ou pode ser feito através de simples visualização. Muitas vezes, a sociedade tem ainda um preconceito muito errado sobre limpar a aura pois associa a práticas espiritualistas e não se consegue descolar para um conceito onde se compreende que o corpo é energia e o que estamos a fazer não está relacionado com religião ou até mesmo espiritualidade – vamos observar apenas como uma acção na energia.

A aura é o conjunto de toda a nossa energia, projectada pelos chakras e que contém a informação dos nossos pensamentos, emoções, sentimentos e uma espécie de ADN energético, ou seja, aquilo que é a nossa tendência como pessoa. Algo de muito importante a ter em mente é que a aura muda. Nada é permanente, nada. Por isso, se alguém te disser que tens uma aura muito boa, não descanses a pensar que ela sempre será assim. O mesmo para o caso de alguém te disser que a tua aura não está «boa», ela muda e tu tens essa capacidade.

Os símbolos de Reiki para limpar a aura

No Reiki podemos limpar a aura usando movimento. Por exemplo, podes usar o Seiheki ou Daikomyo, dependendo do teu nível e percepção. O primeiro servirá para trazer purificação e harmonia, o segundo para uma limpeza luminosa, iluminar a aura. Desenha o símbolo na mão e sente-o a crescer entre os chakras das mãos. Depois, tanto podes limpar a aura da pessoa estando ela deitada, como de pé. Se estiver deitada podes limpar à frente ou atrás, coloca as mãos uma ao lado da outra ou da melhor forma para ti e percorre desde a cabeça até aos pés, sentindo que limpas a aura. Poderás ter que fazer várias passagens ou ir pelo lado esquerdo, central e direito do corpo.

Se a pessoa estiver em pé, começas por um lado e varres da cabeça aos pés; depois passas para trás e fazes o mesmo, depois do outro lado e terminas na frente. Aqui poderá ser importante tocares em cada lado no chão, para ajudar a descarregar a energia.

Não te esqueças de limpar o chão no final.

Limpar a aura com desintoxicação

Podes limpar a aura através da técnica de desintoxicação, colocando a mão esquerda no tanden e a direita nas costas, na mesma direcção, da pessoa. Visualiza que tudo vai ser limpo, o corpo, as emoções, a aura.

Limpar a aura com visualização

A pessoa está deitada, colocas as mãos nos ombros. Visualiza a energia Reiki a percorrer toda a sua aura, varrendo, limpando a energia dela como se fosse um rio. Podes imagina a limpeza em cada um dos lados ou por toda a volta da aura. Limpa também o interior do corpo.

A limpeza da aura também pede a atenção a alguns aspectos – precisamos tratar os chakras. Além disso, há que ter em atenção que se a pessoa não mudar os seus hábitos, de nada servirá esta limpeza, apenas lhe dará algum tempo e depois volta tudo ao mesmo. Por isso, como terapeuta, auxilia a pessoa a mudar-se.