Artigos,  Reiki

Podemos recusar fazer Reiki a outra pessoa?

Quer sejamos praticantes, voluntários ou terapeutas de Reiki, algures na nossa prática teremos a seguinte questão – posso recusar fazer Reiki a outra pessoa?

A resposta é muito simples e segue o Código de Ética da Associação Portuguesa de Reiki – Sim!

Recusar fazer Reiki a outra pessoa – as implicações

Podemos ter várias razões, todas elas válidas, para recusar fazer Reiki a outra pessoa:

  1. Desconforto com a pessoa, sem saber exactamente porque;
  2. No momento não temos capacidade para fazer a prática;
  3. De alguma forma a situação a tratar mexe connosco, como se fosse um espelho e consideramos que não seremos objectivos;
  4. A situação a tratar vai contra os nossos princípios;
  5. Aquilo que a pessoa pede nada tem a ver com Reiki;
  6. Não nos sentimos capazes de auxiliar no percurso terapêutico e preferimos passar a outra pessoa.

Alguns praticantes indicam que é sempre nosso dever atender mas, se pensarmos um pouco, de que adianta estarmos a «tentar» aplicar Reiki se a nossa mente e o nosso coração não estão nas melhores condições para tal?

Então, temos os cinco princípios que nos auxiliam. Devemos estar no aqui e agora, ter calma, serenidade; Encontrar confiança para o que fazemos ou dirigir a pessoa para outro praticante; Agradecer as oportunidades, mesmo as de recusa, pois ajudam a crescer; Cuidar de nós antes de querermos cuidar dos outros e sempre trabalhar com um coração sincero; Ser bondoso, ajudar a aliviar o sofrimento mas não deixar que nós mesmos soframos com isso.

Reiki pede-nos uma atitude de sabedoria e compaixão, as duas devem estar interligadas. Compreender que o nosso Amor Incondicional por vezes tem condições, ajuda a perceber melhor as nossas atitudes.

Ao recusar fazer Reiki a alguém, tira também um momento para reflectires sobre as razões desta recusa – porque o fiz? Foi de sentir a energia? Foi da situação? Era eu que não estava em condições?

Qualquer que seja a razão, nunca desmoralizes. Pratica Reiki.

Código de Ética Reiki

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.