O título de Mikao Usui, o uso da expressão Mestre de Reiki e Terapeuta de Reiki

Compreender a história ajuda-nos a ter atitudes corretas. Compreender, escutar as palavras do Mestre Usui e dos seus contemporâneos, ajuda a alcançar a atitude correta. Ainda muitos praticantes de Reiki consideram que expressões como Mestre de Reiki ou Terapeuta de Reiki são erradas e precisamos reflectir sobre isso. Muitos consideram que cobrar dinheiro é errado, precisamos reflectir sobre isso. Então, vamos escutar a história e aprender com o Usui Reiki Ryoho.

Antes de começarmos esta reflexão, vamos escutar as palavras da Imperatriz Shoken «Facilmente varremos o pó que cai das roupas, reluzente, branco e justo; Mas da mente anuviada como é difícil varrer as sombras!». Este poema indica-nos que devemos ter uma mente de aprendiz, uma mente limpa, para escutar correctamente.

 

Compreender realmente a questão dos títulos ou cargos que se usa no Reiki, acaba sempre por afectar a mente e o coração das pessoas. Uns levam ao extremo, outros usam com sabedoria. Alguém intitular-se como Mestre ou Terapeuta de Reiki terá apenas o valor que aquele que o ler ou escutar der. Então, tudo passa por aquilo que está na nossa mente e no nosso coração. Sendo praticantes de Reiki, precisamos praticar a bondade, o quinto princípio e para isso, temos que usar a sabedoria. Então vamos escutar as palavras do Mestre Usui.

Os cinco princípios de Reiki

Shou fuku no hiihou, Manbyou no Rei yaku.

Kyo dake wa, Ikaruna, Shinpai suna.

Kansha shite Gou ou hageme.

Hito ni shinsetsu ni Chou seki gassho shite kokoro ni neji Kuchi ni tonaeyo.

Shin shin kaizen Usui Reiki Ryoho.

Chosso Usui Mikao

Estes são os preceitos do Mestre Usui e assim intitula-se Chosso, que significa fundador. Mikao Usui foi o fundador do Usui Reiki Ryoho. Sobre o seu método, ele dizia «O meu Usui Reiki Ryoho é original, não há nada como isto no mundo. Eu gostava de lançar este método para o público para benefício de todos e esperança para a felicidade de todos. O meu Reiki Ryoho é um método original baseado no poder intuitivo do universo. Através desta capacidade, o corpo adquire saúde, aumenta a felicidade na vida e a paz da mente. Hoje em dia as pessoas necessitam melhorar e reconstruir interior e exteriormente a vida, então a razão do lançamento do meu método para o público é para ajudar pessoas com doença no corpo e na mente.»

Aqui compreendemos que o mais importante é o nosso crescimento interior e exterior. Depois, para ajudar a tratar as doenças do corpo e da mente.

E o Mestre Usui continua a sua explicação sobre o que é o Usui Reiki Ryoho: «Graciosamente recebi as últimas injunções do Imperador Meiji. Para alcançar os meus ensinamentos, treinar e melhorar fisica e espiritualmente, andar por um caminho certo como um ser humano, em primeiro lugar temos que curar nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. Se o nosso espírito é saudável e em conformidade com a verdade, o corpo vai ficar naturalmente saudável. A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a felicidade dos outros e de nós mesmos.»

Então, um praticante do Usui Reiki Ryoho segue um caminho para uma vida de paz e felicidade.

O seu método tinha vários níveis e ele explica quais: « Okuden inclui Hatsurei-ho, método de aplicar leves batidas com as mãos, método de alisamento com as mãos, pressão com as mãos, método da sensibilidade. Vou ensiná-la a pessoas que aprenderam Shoden e que são bons estudantes, com boa conduta e entusiastas

A prática do Usui Reiki Ryoho implica disciplina, ética e empenho!

Terapeuta ou não terapeuta de Reiki?

Novamente a questão surge – porque se chamam de terapeutas de Reiki?

O Mestre Toyokazu Kazuwa, no manual de terapia Reiki da Usui Reiki Ryoho Gakkai, indicava que o Mestre Usui dizi: «a Terapia Reiki não precisa de explicações difíceis. Irá encontrar a verdade à sua volta. Curar doenças ao tocar com a mão não foi provado cientificamente mas, na realidade, as doenças são curadas. As pessoas diriam, “Que absurdo!” mas eu sinto pena por elas porque não se apercebem da sua ignorância.»

Por aqui vemos que foi lançado um manual de terapia Reiki, o que significa que quem a realiza é um praticante de Reiki ou, se fizer sentido, um terapeuta. É de notar que no Japão, na época do Mestre Usui, não era considerado parte de medicinas tradicionais pela recente aproximação à Medicina Convencional Ocidental.

Ser Mestre de Reiki ou não ser Mestre?

Aos alunos que atingiam o Shinpiden (os esinamentos misteriosos), se fossem praticar para ensinar Reiki Ryoho, então seriam primeiro chamados de Shihan Kaku (Mestre ou Professor Assistente), para que depois alcançassem o grau de Shihan – professor, instrutor.

Sensei, Mestre, era o que se chamava a Mikao Usui ou o que algum aluno de Hawayshi o chamaria. Alguns ainda, como Fumyo Ogawa, chamavam a Mikao Usui «O-Sensei», o que significa ser Um Grande Mestre. Claro que quando chegamos a uma tradução portuguesa, o mais comum é quem ensina se chamar Mestre de Reiki e não Professor ou Instrutor de Reiki. Esta é apenas uma questão de tradução. Claro que se alguém levar um título demasiado a sério, poderá não compreender que é apenas um título de papel pois ser Mestre é um trabalho para uma vida inteira.

Então, que sabedoria podemos tirar daqui:

  1. Sensei era o título dado a Mikao Usui pelos seus alunos;
  2. Chosso, foi como Mikao Usui se apresentou nos preceitos do Usui Reiki Ryoho, que todos os praticantes de Reiki deviam seguir;
  3. Shihan Kaku e Shihan, eram os termos usados para Mestres de Reiki;
  4. Mestre de Reiki é o termo usado correntemente em Portugal a quem completou o Gokukaiden ou Shinpiden.
Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. - Mikao Usui

Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. – Mikao Usui

Os níveis de Reiki conforme ensinados pelo Mestre Usui

  • Nível 6 – Dai Loku Tou – Shoden – Os primeiros ensinamentos;
  • Nível 5 – Dai Go Tou – Shoden;
  • Nível 4 – Dai Yon Tou – Shoden;
  • Nível 3 – Dai San Tou – Shoden;
  • Nível 2 – Okuden Zenki – Okuden (ensinamentos profundos) – Primeiros ensinamentos;
  • Nível 1 – Okuden Koeki – Okuden – Segundos ensinamentos;
  • Nível de Ensino – Shinpiden – Ensinamentos Misteriosos.

O custo dos níveis de Reiki

É curioso também termos uma noção do valor de um curso de Reiki. Shoo Matsui foi aluno do Mestre Hayashi e relata: Um amigo mútuo apresentou-me a Hayashi e decidi aprender Reiki com ele. Paguei uma pequena fortuna (diz-se na altura que era algo perto dos €5000) para receber a transmissão de energia. Existem níveis diferentes de aprendizagem, sendo que o Shoden e o Okuden são dois deles. Eu cheguei ao grau Shoden mas ainda sou um iniciante portanto não pude até o momento passar para o nível Okuden. Além do relato da Mestre Takata e de Yamaguchi que indicavam ser quase o valor de uma pequena casa, fazer o Okuden.

Isto faz parte da filosofia de vida japonesa. Tens um bom serviço de chá, não tens quatro serviços de chá. Tens um bom método para aprender, pagas pelo valor desse bom método. E compreende-se a valorização que eles davam. Claro que hoje em dia e para a realidade portuguesa, isso é impossível. Também na nossa cultura não há esse tipo de valorização pois muitos indicam que Reiki é um serviço espiritual e como tal deve ser gratuito, o que não faz sentido de todo. Reiki é tão espiritual quanto o trabalho de um cozinheiro, de uma doméstica, de um advogado. Pois Reiki é a ligação à energia do Universo e todos estamos, de alguma forma, ligados a essa energia criadora. Um praticante do Usui Reiki Ryoho, não se cinge apenas à energia mas tem, em primeiro lugar, o sentido de praticar os princípios e os preceitos legados por Mikao Usui. Reiki não é mesmo só colocar as mãos, é alcançar a transformação interior.

Com este artigo temos as citações do Mestre Usui e de Mestres, praticantes a ele chegados. Escutando com sabedoria, compreendemos o objectivo final do Usui Reiki Ryoho e dos títulos que são usados. Sem dúvida que Reiki é para a melhoria da Mente e do Corpo.

Author: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki – Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Share This Post On

Deixe um comentário