Filosofia de Vida,  Meditação,  Reiki

Como fazer uma meditação de Reiki para a gratidão

A gratidão é uma das grandes virtudes a trabalhar com Reiki, é o nosso terceiro princípio. Expressar gratidão é ter consciência do universo, do sentido da vida e podemos fazer uma meditação de Reiki para trabalharmos e desenvolvermos a gratidão. Quando as coisas nos correm bem, agradecemos. Quando as coisas nos correm mal, sofremos e muitas vezes protestamos, reclamamos e sentimo-nos injustiçados. Quanto mais o fizermos, pior toda a situação parece e apenas aliviamos quando ela já passou. Então, a gratidão é também um grande exercício de compreender a impermanência. Termos consciência que nada é eterno, que tudo muda. Começa pelo nosso nascimento e crescimento, observamos isso no nosso prato de comida quente que se deixarmos muito tempo ao ar, fica frio. Observamos a impermanência nos nossos relacionamentos, nas estações do ano, na economia e na capacidade de lidarmos com as situações. Este conceito de impermanência não existe para que fiques frustrado ou desesperado, antes pelo contrário, serve para que procures o que é realmente importante e desenvolvas a tua consciência.

Quando agradeces, estás a despertar a tua consciência, estás a dizer ao universo que queres, que aceitas a serenidade, que confias na vida e em ti, que possivelmente precisas de ajuda. Estes são os valores dos dois primeiros princípios de Reiki.

Meditação de Reiki para a gratidão

Podes usar esta meditação para uma situação que te esteja a ser desconfortável.

  1. Esvazia a tua mente;
  2. Liga-te à energia;
  3. Sente como estás;
  4. Recita os cinco princípios, calmamente, sentindo cada um deles;
  5. Repete-os três vezes;
  6. visualiza à tua frente a questão que estás a ter dificuldade em compreender ou aceitar;
  7. Mantém sempre em mente, que a situação está fora de ti, que tu estás no teu centro;
  8. Deixa que Reiki flua para dentro de ti, que preencha a tua mente e coração;
  9. Sente-te totalmente preenchido de energia;
  10. Cada vez que inspirares, sente que a paz entra para dentro de ti;
  11. Cada vez que expirares, imagina que essa paz é projectada para a situação;
  12. Quando estiveres confortável, deixa também fluir Reiki para a situação, como se a energia passasse por ti e fosse iluminar aquela questão e todos os envolvidos, preenchendo as suas mentes e corações;
  13. Sente a gratidão desse momento e deixa-a expressar-se para com todos os envolvidos;
  14. Sente essa gratidão a iluminar as pessoas;
  15. Sente essa gratidão a trazer-te paz sobre a situação;
  16. Deixa-te estar neste processo durante algum tempo, mantendo o distanciamento;
  17. Quando quiseres terminar, agradece.

No silêncio, tenta compreender o que esta situação te trouxe de crescimento e de que forma a gratidão te auxiliou.  Como vês, a sabedoria do Mestre Usui era incrível – com princípios tão simples, crescemos tanto. Vale a pena praticares os cinco princípios.

pratica os principios pratica reiki - 2016

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.