Como fazer uma meditação de Reiki para a gratidão
A gratidão é uma das grandes virtudes a trabalhar com Reiki, é o nosso terceiro princípio. Expressar gratidão é ter consciência do universo, do sentido da vida e podemos fazer uma meditação de Reiki para trabalharmos e desenvolvermos a gratidão. Quando as coisas nos correm bem, agradecemos. Quando as coisas nos correm mal, sofremos e muitas vezes protestamos, reclamamos e sentimo-nos injustiçados. Quanto mais o fizermos, pior toda a situação parece e apenas aliviamos quando ela já passou. Então, a gratidão é também um grande exercício de compreender a impermanência. Termos consciência que nada é eterno, que tudo muda. Começa pelo nosso nascimento e crescimento, observamos isso no nosso prato de comida quente que se deixarmos muito tempo ao ar, fica frio. Observamos a impermanência nos nossos relacionamentos, nas estações do ano, na economia e na capacidade de lidarmos com as situações. Este conceito de impermanência não existe para que fiques frustrado ou desesperado, antes pelo contrário, serve para que procures o que é realmente importante e desenvolvas a tua consciência.
Quando agradeces, estás a despertar a tua consciência, estás a dizer ao universo que queres, que aceitas a serenidade, que confias na vida e em ti, que possivelmente precisas de ajuda. Estes são os valores dos dois primeiros princípios de Reiki.
Meditação de Reiki para a gratidão
Podes usar esta meditação para uma situação que te esteja a ser desconfortável.
- Esvazia a tua mente;
- Liga-te à energia;
- Sente como estás;
- Recita os cinco princípios, calmamente, sentindo cada um deles;
- Repete-os três vezes;
- visualiza à tua frente a questão que estás a ter dificuldade em compreender ou aceitar;
- Mantém sempre em mente, que a situação está fora de ti, que tu estás no teu centro;
- Deixa que Reiki flua para dentro de ti, que preencha a tua mente e coração;
- Sente-te totalmente preenchido de energia;
- Cada vez que inspirares, sente que a paz entra para dentro de ti;
- Cada vez que expirares, imagina que essa paz é projectada para a situação;
- Quando estiveres confortável, deixa também fluir Reiki para a situação, como se a energia passasse por ti e fosse iluminar aquela questão e todos os envolvidos, preenchendo as suas mentes e corações;
- Sente a gratidão desse momento e deixa-a expressar-se para com todos os envolvidos;
- Sente essa gratidão a iluminar as pessoas;
- Sente essa gratidão a trazer-te paz sobre a situação;
- Deixa-te estar neste processo durante algum tempo, mantendo o distanciamento;
- Quando quiseres terminar, agradece.
No silêncio, tenta compreender o que esta situação te trouxe de crescimento e de que forma a gratidão te auxiliou. Como vês, a sabedoria do Mestre Usui era incrível – com princípios tão simples, crescemos tanto. Vale a pena praticares os cinco princípios.