A gratidão é uma das grandes virtudes a trabalhar com Reiki, é o nosso terceiro princípio. Expressar gratidão é ter consciência do universo, do sentido da vida e podemos fazer uma meditação de Reiki para trabalharmos e desenvolvermos a gratidão. Quando as coisas nos correm bem, agradecemos. Quando as coisas nos correm mal, sofremos e muitas vezes protestamos, reclamamos e sentimo-nos injustiçados. Quanto mais o fizermos, pior toda a situação parece e apenas aliviamos quando ela já passou. Então, a gratidão é também um grande exercício de compreender a impermanência. Termos consciência que nada é eterno, que tudo muda. Começa pelo nosso nascimento e crescimento, observamos isso no nosso prato de comida quente que se deixarmos muito tempo ao ar, fica frio. Observamos a impermanência nos nossos relacionamentos, nas estações do ano, na economia e na capacidade de lidarmos com as situações. Este conceito de impermanência não existe para que fiques frustrado ou desesperado, antes pelo contrário, serve para que procures o que é realmente importante e desenvolvas a tua consciência.

Quando agradeces, estás a despertar a tua consciência, estás a dizer ao universo que queres, que aceitas a serenidade, que confias na vida e em ti, que possivelmente precisas de ajuda. Estes são os valores dos dois primeiros princípios de Reiki.

Meditação de Reiki para a gratidão

Podes usar esta meditação para uma situação que te esteja a ser desconfortável.

  1. Esvazia a tua mente;
  2. Liga-te à energia;
  3. Sente como estás;
  4. Recita os cinco princípios, calmamente, sentindo cada um deles;
  5. Repete-os três vezes;
  6. visualiza à tua frente a questão que estás a ter dificuldade em compreender ou aceitar;
  7. Mantém sempre em mente, que a situação está fora de ti, que tu estás no teu centro;
  8. Deixa que Reiki flua para dentro de ti, que preencha a tua mente e coração;
  9. Sente-te totalmente preenchido de energia;
  10. Cada vez que inspirares, sente que a paz entra para dentro de ti;
  11. Cada vez que expirares, imagina que essa paz é projectada para a situação;
  12. Quando estiveres confortável, deixa também fluir Reiki para a situação, como se a energia passasse por ti e fosse iluminar aquela questão e todos os envolvidos, preenchendo as suas mentes e corações;
  13. Sente a gratidão desse momento e deixa-a expressar-se para com todos os envolvidos;
  14. Sente essa gratidão a iluminar as pessoas;
  15. Sente essa gratidão a trazer-te paz sobre a situação;
  16. Deixa-te estar neste processo durante algum tempo, mantendo o distanciamento;
  17. Quando quiseres terminar, agradece.

No silêncio, tenta compreender o que esta situação te trouxe de crescimento e de que forma a gratidão te auxiliou.  Como vês, a sabedoria do Mestre Usui era incrível – com princípios tão simples, crescemos tanto. Vale a pena praticares os cinco princípios.

pratica os principios pratica reiki - 2016