Filosofia de Vida,  Reiki

Cinco dicas de Reiki para o dia dos namorados

O dia dos namorados é uma celebração que para uns representa consumismo mas para outros representa um momento ainda mais especial de amor. Reiki é também uma demonstração de amor incondicional, não só pela energia partilhada mas muito pelos princípios que fazem parte deste método maravilhoso que o Mestre Mikao Usui criou. Para este dia especial (e até para todos), podemos escutar a sabedoria que os princípios nos trazem, para partilharmos amor com o nosso companheiro ou companheira.

casal-aos-beijos-Presente-para-o-dia-dos-namorados-zarpo-magazine

Cinco dicas de Reiki para o dia dos namorados

Nos seus preceitos, o Mestre Usui deu-nos as indicações para alcançarmos a arte secreta de convidar a felicidade, para a melhoria do corpo e da mente. E assim, ele indicou-nos cinco princípios que devíamos seguir tendo em consideração um pequeno grande pormenor – Só por hoje. Este só por hoje diz-nos que precisamos estar no momento presente e, numa relação, isso é mesmo importante. Ao celebrares este dia dos namorados, deixa para lá o telemóvel e as necessidades exteriores, concentra-te no que é importante – escutar. Escutar é um enorme acto de compaixão e, escutando o teu/tua companheira, estás a dar muito daquilo que necessita, que é atenção. Apercebendo-te do que realmente aquela pessoa que te acompanha necessita, então faz uso dos cinco princípios para saberes dar e receber cada vez mais e uma forma melhor, equilibrada e saudável.

1 – Só por hoje, sou calmo

Traz para este dia, para os momentos conjuntos, a paz. Promove essa paz no teu interior e promove-a também para com a pessoa com quem estás. Não deixes que os “venenos” exteriores vos levem a conversas que possam trazer irritabilidade ou discussão sobre as coisas ou os outros mas realiza antes um dia que seja dedicado a estar, com harmonia e felicidade.

Mantém-te atento mas também relaxado, o próximo princípio irá ajudar-te.

2 – Só por hoje, confio

O Mestre Usui indicava que devíamos recitar os cinco princípios de manhã e à noite, com as mãos em gassho. Isso quer dizer que devemos ter uma atitude de respeito e de recolhimento interior, para uma mais profunda ligação. Esta ligação traz-nos confiança e precisamos de a criar também com o nosso par. Ciúmes, desconfiança, discussões, são actos que trazem muita perturbação e que levam as pessoas a um trilho fora do caminho da felicidade. Vamos apercebendo-nos que as palavras têm muita força, há mesmo quem dia que são elas as maiores geradoras de mau karma. Então, precisamos ter atenção às palavras desagradáveis, duras, com suspeição e até veneno, pois elas apenas trarão maus frutos. Se tiveres confiança em ti e promoveres confiança na outra pessoa, tudo pode ser mais harmonioso. Reflecte sobre isso e gera boas palavras.

3 – Só por hoje, sou grato

A gratidão traz-nos grandes bênçãos e sem dúvida que agradecer por estarmos com alguém que nos ajuda a percorrer o caminho da vida, é algo de incrível. Agradece por isso mesmo. Pelos momentos difíceis que passaram e que vos fizeram crescer, pelos momentos bons que ainda mais fortaleceram a vossa relação. A gratidão faz-te lembrar e construir coisas boas.

4 – Só por hoje, trabalho honestamente

Trabalhar com diligência para o amor significa que o amor constrói-se dia-a-dia e não somente em certas alturas. Não é ao fim-de-semana ou nas ocasiões especiais, o amor precisa ser revisitado e validado diariamente. Não é algo a fazer com stress mas sim com uma consciência calma, confiante e grata. A verdade é libertadora e ela vai sempre pedir-te o melhor para ti e para todos. Sê verdadeiro(a), trabalha diligentemente para o amor que estás a construir.

5 – Só por hoje, sou bondoso

Uma mente vazia promove um coração cheio. Isto quer dizer que quanto mais centrado estiveres mais facilmente o teu coração segue um caminho correto. Observa com honestidade o que realmente pretendes, fazes e se realmente o teu percurso de vida está a ser bondoso. És compassivo para contigo e para com o teu par? Isso é mesmo muito importante, tão importante quanto saber que uma relação não deve ser de cura, ou seja, não devo estar com uma pessoa porque ela precisa e eu posso ser algo como um salvador. Isto porque quando ela ultrapassar essa situação, eu poderei não ter mais esse papel na sua vida e tudo termina de uma forma bem estranha. Tem bondade para contigo e para com o teu par. Permite que haja bondade na tua relação, que haja amor e promove tudo o que tu queres alcançar ao teu par. Que estejam sempre em equilíbrio, par a par.

E se estiveres sozinho ou sozinha?

Celebrar o amor não é preciso ter-se um companheiro(a). Caso não tenhas, nada de desesperar ou de sentir tristeza. A vida tem sempre um percurso para nós e quanto mais escutamos mais compreendemos e vivemos felizes. Sente-te liberto e não preso. Aprende com as lições do passado e vê bem o que andas a pedir para ti. Em primeiro lugar, o amor tem que ser feito de ti para ti e para isso, vamos praticar os cinco princípios:

Só por hoje,
Sou calmo,
Confio,
Sou grato,
Trabalho honestamente,
Sou bondoso.

Tem um dia feliz, cheio de amor, por ti e pelo teu par. Assim, todos sentiremos bem mais amor pela humanidade.

What-Do-Valentine-Day-Youre-Single

Reiki é extraordinário e a sua base é simples – cinco princípios transformadores. Começa por aqui e aí sim, és um grande praticante de Reiki. Desenvolve o teu coração e a tua mente, com compaixão e alegria. Os cinco princípios ensinam-nos tudo para crescermos.

pratica os principios pratica reiki - 2016

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Cidália Abreu

    Grata João, por mais uma partilha e em especial neste dia em que tanto contam as coisas materiais, e também porque há gente sem par e esta tua mensagem não os esquece… e porque não sei dizer melhor transcrevo as palavras que escreveste… ” A vida tem sempre um percurso para nós e quanto mais escutamos mais compreendemos e vivemos felizes.”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.