Reiki,  Tratamentos de Reiki

Um praticante de Reiki com Cancro – o que fazer

O cancro é uma doença aterradora, é uma espécie de fantasma que paira sobre todos e que quando surge traz um grande impacto na nossa vida. Tanto acontece a quem é muito saudável, como a quem não tem saúde alguma. Não escolhe idades nem escolhe religião ou cor. Naturalmente, também praticantes de Reiki são portadores da doença ou aqueles que têm a doença procuram o Reiki para se auxiliar no caminho para a cura.

O praticante de Reiki e a doença oncológica

Ainda existe alguma estranheza quando se questiona «como vou tratar alguém com cancro?» ou «será que uma pessoa com doença oncológica pode fazer Reiki?» e ainda «será que quem tem cancro pode fazer Reiki a outros?». Estas são questões muito importantes e devem ser esclarecidas.

Em primeiro lugar, devemos observar que o cancro deve ser encarado, à luz da prática de Reiki, como qualquer outra doença, para que não tenhamos medo, o que é bloqueador. Depois, lembrarmo-nos dos seguintes pressupostos:

  • Todos convivemos com a possibilidade de saúde ou doença em nós;
  • Podemos estar doentes mas essa doença não afectar a nossa forma de estar física, mental, emocional, energética ou espiritualmente;
  • Podemos estar saudáveis mas emocional e mentalmente instáveis.

Tendo em conta estes pontos, ainda temos algo que a prática nos traz:

  • O autotratamento permite-nos perceber os nossos desequilíbrios;
  • Nem sempre temos a capacidade para sentir e compreender as causas e condições desses desequilíbrios;
  • Nem tudo se resume à energia, há situações físicas, mentais e emocionais que devem ser tratadas nos especialistas próprios;
  • Para praticar em nós, precisamos “sentirmo-nos” ligados à fonte. Este sentir é algo de interior, não é uma sensação;
  • Para praticar nos outros, temos que sentir a ligação à fonte e um bem-estar e equilíbrio interior que permita a prática;
  • Precisamos lembrar que mesmo a prática energética envolve a saúde, como tal, precisamos ter responsabilidade, alegria e confiança no que fazemos.

Todos estes pontos ajudam-nos, juntamente com os princípios, a compreender como estamos. Então, podemos avançar para os conceitos de autocuidado de um praticante de Reiki com doença oncológica.

  • A prática regular do autotratamento permite o nosso equilíbrio, dentro da capacidade de cada um dos nossos corpos;
  • Se o praticante vir que não consegue fazer autotratamento, além de falar com o Mestre, se ainda não está a receber Reiki, deve receber;
  • Ao fazer o autotratamento, tentar imaginar que todo o corpo está em harmonia, vamos seguir aquela máxima de «onde está o teu pensamento, está a tua energia» e por isso vamos tentar criar condições positivas;
  • Não é só o autotratamento eficaz mas também os cinco princípios. Desenvolver uma consciência, eliminar velhos hábitos e trazer mais leveza à nossa personalidade, ajuda-nos a lidar melhor com a desarmonia, adversidade e doença em nós.

A postura do praticante de Reiki perante a sua doença ou perante a doença de outro

O Mestre Fumio Ogawa dizia que o Mestre Usui dava a seguinte advertência aos seus alunos: «Hoje em dia a ciência médica desenvolveu-se de forma notável. Por isso não negligencies os cuidados médicos ou remédios e não os excluas. No entanto deves aplicar o tratamento a doenças incuráveis. Reiki pode curar todas as doenças. Por isso deves trata-las com o teu espírito puro e devotado ao tratamento. Há algo que a medicina ou as orações de uma religião não conseguem curar e tal é o fim natural da vida. A vida humana, independentemente de ser adulto ou criança, tem um limite. Isto é destino e tal não pode ser mudado. No entanto quando notares o destino de um cliente deves tratar a pessoa até ao final, bondosa e seriamente. Se o fizeres então o corpo poderá morrer em paz. Coloca-te em ação».

A Imperatriz Shoken, esposa do Imperador Meiji, dizia «Corta, se necessário, por meio de arbustos grossos, nós de silvas, espinhos entrelaçados, pois o caminho que é teu a seguir deve ser trilhado até ao fim».

Estes exemplos ajudam-nos a compreender a importância da persistência, de não desistir e viver sempre até ao fim. Tudo o que fazemos tem um impacto no universo, na vida, nos outros. É claro que é muito fácil falar, o difícil é concretizar mas este é um caminho que precisamos trilhar em conjunto.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Maria Filomena Franco de Almeida Pessanha Isidoro

    Muito obrigada João Magalhães este é sem dúvida ” um caminho que precisamos de trilhar em conjunto” e para bem de todos

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.