Sabes que Reiki praticas? É o Usui Reiki Ryoho

Quem aprende Reiki diz que pratica Reiki. Nem sempre se sabe qual o sistema de aprendizagem ou por vezes sabe-se e parece ser algo como uma competição de diferenças ou de quem é melhor. Na verdade, o que praticas é o Usui Reiki Ryoho. Mas porque existem diferenças e até sistemas?

Quando o Mestre Usui formou 16 Mestres. Alguns seguiram os seus ensinamentos na Usui Reiki Ryoho Gakkai (a associação que continua os seus ensinamentos no Japão) e outros criaram os seus próprios métodos de ensino, seguindo a base dos ensinamentos do Mestre. Um desses casos é Chujiro Hayashi, que também formou 16 Mestres e criou a sua própria associação – Hayashi Reiki Ryoho Kenkyukai – mas, no entanto, sempre se referiu ao Usui Ryoho (Método de Cura Usui) como a sua base. A Mestre Takata, uma das alunas de Hayashi, formou 22 Mestres e alguns dos seus Mestres criaram os seus próprios sistemas. Assim se foi dividindo o Usui Reiki Ryoho pois, na altura, não se falava em Reiki por si como aprendizagem, ninguém aprendia Reiki mas sim Usui Reiki Ryoho. Com cada vez mais mestres, surgiram cada vez mais sistemas – cristão, tibetano, golfinhos, ouro – ou seja, sistemas que serviriam para trazer novidades aos praticantes mas que em muito deixavam para trás o que realmente era o Usui Reiki Ryoho. Lembro-me, por exemplo, que na altura em que aprendi, os cinco princípios era algo de aprendido mas nem por isso relevante. Que a meditação era mais ao estilo «new age» do que propriamente o seishin toitsu ou a prática do Joshin Kokyu Ho.

Será que foi errado criar sistemas? Creio que não, isso é responsabilidade de quem os criou. A questão é que deixou muitos praticantes confusões e surgiram também situações de competitividade e rivalidade que não têm sentido. Vemos o chokurei desenhado de outra forma, alegando que foi a Mestre Takata que ensinou mas, afinal sabemos hoje (felizmente) que não foi assim. Foi uma pena quem criou esses novos símbolos que não tenha explicado que foi criação sua e porque tal aconteceu, como também é o caso do Daikomyo e do Raku. Tudo serve para crescimento e pode ser muito positivo, desde que se mostre as diferenças e se continue a ensinar aquilo que é essencial, que é a base da nossa pratica.

Como saber se praticas o Usui Reiki Ryoho

Então, não vamos ligar aos nomes dos sistemas nem a símbolos, vamos à essência do que o Mestre Usui nos deixou nos seus preceitos.

Ensinamentos do Usui Reiki Ryoho
para a tua evolução
A arte secreta de convidar a felicidade,
a medicina espiritual para muitas doenças.
Só por hoje
Não te zangues
Não te preocupes
Sê grato
Sê diligente
Sê bondoso para com os outros.
De manhã e à noite, senta-te com as mãos juntas e repete
estas palavras alto e com o teu coração.
Para a melhoria da mente e do corpo.
O fundador,
Mikao Usui

Para saber se praticas o Usui Reiki Ryoho, pensa no seguinte:

  • Observas a tua prática como a arte secreta de convidar a felicidade?
  • Encontras na prática o tratamento das tuas questões?
  • Praticas os cinco princípios?
  • Aplicas tudo o que aprendes para a melhoria da mente e do corpo?

Se respondes que sim a todas estas questões, então és um praticante do Usui Reiki Ryoho.

Lembra-te que a Arte Secreta de Convidar a Felicidade significa o treino diligente que fazes na tua transformação interior, para que possas convidar a felicidade. Então Reiki é simples, Reiki é o Usui Reiki Ryoho. Seguindo os preceitos, as indicações do Mestre Usui, compreendemos que o que chamamos hoje em dia de Reiki é muito mais do que só colocar as mãos – é verdadeiramente transformarmo-nos para que possamos alcançar a nossa felicidade e paz duradoura.

pratica os principios pratica reiki - 2016

Author: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki – Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Share This Post On

1 Comment

  1. Gostei muito de ler esta informação grata muita luz

    Post a Reply

Deixe um comentário