Fazer autotratamento não é obrigatório mas, porque deixaríamos de fazer algo que nos pode trazer harmonia, paz interior e equilíbrio físico, mental e emocional?

O autotratamento Reiki nem sempre é encarado como algo de muito bom por ser considerado uma imposição, uma obrigação. Isso acontece porque muitas vezes não compreendemos realmente os benefícios que ele tem para nós:

  • Ajuda a manter a ligação à energia;
  • Limpa os canais energéticos;
  • Traz harmonia para os corpos físico, mental, emocional e espiritual;
  • Desenvolve a auto-consciência;
  • Desenvolve a percepção da energia;
  • Aumenta a capacidade de entendimento de tratamento aos outros;
  • Desenvolve a auto-estima;
  • Torna-nos pessoas mais felizes.

Ao realizares o autotratamento vais ter um entendimento mais claro sobre a tua ligação com Reiki. Compreender que estarás sempre ligado e nos teus momentos mais difíceis, basta lembrares-te que manterás essa ligação. Ao cuidares de ti, estarás a limpar, desbloquear os canais energéticos, os chakras e os tanden e isso poderá servir como profilaxia e crescimento, pois estarás e elevar a tua vibração e a evitar bloqueios que promovem doenças.

Quando colocas as mãos em ti, em contacto ou ligeiramente afastadas do corpo, estás a desenvolver a tua capacidade de byosen, ou seja, de sentires a irradiação das doenças ou desarmonias. Ao compreender o feedback da energia, estarás a desenvolver a percepção e a tua terceira visão. Quanto mais te tratares também mais facilmente irás compreender o tratamento de Reiki nos outros.

Se, ao autotratamento acrescentares a prática dos princípios, estarás a crescer na filosofia de vida que te traz serenidade e leva ao crescimento do amor incondicional e compaixão para contigo e para com os outros. Quando te cuidas estás também a dizer «eu consigo» e isso trará uma grande força interior, auto-confiança e amor próprio.

Fazeres autotratamento só traz vantagens para ti e compreenderás melhor as tuas questões interiores pois o Reiki ajuda e tornar «visível» as questões a tratar. Se achas que não consegues fazer 21 dias seguidos, não te preocupes, podes tratar-te de uma forma divertida. O mais importante é quereres cuidar de ti e colocares o Reiki na tua vida. Se quiseres, faz 3 dias e pára 1. Vê o que for melhor para ti e à medida que fores compreendendo a importância da prática, então vai acrescentando disciplina com um sorriso.

Mapa A3 de autotratamento Reiki

Mapa A3 de autotratamento Reiki pela Associação Portuguesa de Reiki

Lembra-te sempre dos cinco princípios no teu autotratamento:
Só por hoje,
Sou calmo,
Confio,
Sou grato.