Reiki,  Técnicas de Reiki

Desintoxicar com Reiki – esvaziar para preencher

Muitas vezes sentimos um enorme peso interior, mesmo que pouco tenhamos comido. Podemos ser invadidos pela tristeza, pelas dores emocionais. Esse peso é como se fosse uma espécie de excesso de toxinas que se alojam no nosso corpo.

Se queremos convidar a felicidade, precisamos mesmo esvaziar o nosso peso interior. Na pág. 213 de O Grande Livro do Reiki, encontrarás uma prática muito interessante – «Esvaziar o peso para convidar a felicidade», que orienta também nesta prática de desintoxicação.

Técnicas para desintoxicação

Temos duas técnicas que podemos aplicar para a desintoxicação – física, emocional, mental e energética. Nunca te esqueças de colocar uma intenção e entrega-te à prática, deixa-te esvaziar, para depois te preencheres. Podes também fazer cada uma destas técnicas depois do Hatsurei-ho ou do autotratamento e no final ainda podes complementar com o Nentatsu.

Hesso Chiryo Ho — Tratamento do umbigo

Esta é a técnica de aplicação de Reiki pelo umbigo. Com um efeito desintoxicante, ao nível das emoções e da densidade de energia, é uma prática que que podes fazer regularmente como autotratamento.

  1. Faz Gassho, liga-te ao Reiki e recita os Cinco Princípios;
  2. Deixa fluir a energia para as mãos e para os pés durante algum tempo;
  3. Coloca o dedo médio da tua mão dominante dentro do umbigo, pressionando-o levemente por alguns minutos até sentires pulsação, relaxamento e equilíbrio. É importante que a pressão seja suave;
  4. Para ajudar a concentração, fecha os olhos e sente a energia Reiki que sai pelo dedo médio, espalhando-se por todo o corpo. Permanece no mínimo durante três minutos nessa posição;
  5.  Vai reforçando a técnica com a inspiração — inspirar, trazer Reiki para o umbigo, expirar, sentir a energia a fluir por todo o corpo;
  6. Caso sintas que deves libertar algo (emoções, energia), sente-o a sair pela expiração feita pela boca e/ou pelo enraizamento.

Se tens problemas ou sensibilidade em colocar o dedo no umbigo, uma forma alternativa do Heso Chiryo é colocar a mão cerca de 5 cm acima do umbigo, focando a emissão de Reiki para dentro do corpo.

Gedoku Chiryo Ho ou Tanden Chiryo Ho

A segunda técnica para desintoxicação e purificação é o Gedoku Chiryo Ho. Com esta técnica podes elevar a consciência e teres a sensação de mente una com o Universo, ou de encontro com o Eu Superior.

  1. Leva a tua atenção ao hara;
  2. Sente este teu centro de gravidade e a tua energia. Permanece em silêncio, apenas observando a respiração e deixando-te ir nesse processo, para esvaziar a mente;
  3. Sente a energia Reiki em união contigo e o seu fluxo — és uma parte da energia;
  4. Põe as mãos em Gassho e coloca uma intenção para o tratamento que vais realizar;
  5. Coloca a mão esquerda em cima do Tanden e a direita nas costas, exatamente na mesma direção. Caso seja desconfortável para ti, deixa apenas estarem as mãos no Tanden;
  6. Ao longo deste tratamento vai visualizando a energia mais densa, as toxinas a saírem gentilmente da pessoa, assim como ela a preencher-se com Reiki, ficando em harmonia.

Aspetos a ter em consideração na desintoxicação com Reiki

Desintoxicar significa a libertação, eliminação de toxinas. Ou seja, o esvaziar, eliminar de algo que para nós não é bom. Nesse processo, poderás ter reações. Lembra-te sempre que são processos naturais e mesmo que a desintoxicação seja emocional ela pode afetar o chakra do plexo solar, que por sua vez controla o abdómen. Diarreia, vómitos, choro, transpiração, febre, são alguns dos sinais possíveis de uma desintoxicação que encontrou muitos bloqueios. Essa eliminação é excelente e muito positiva para o bem-estar do praticante. Lembra-te de ter em atenção a hidratação ou outros aspetos que possam estar relacionados com cuidados de saúde que devas ter.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.