Apenas sentar

Apenas sentar é uma prática meditativa que em japonês se diz shikantaza. Nesta prática, reduzimo-nos, simplificamo-nos a apenas uma tarefa – apenas sentar. Não precisamos de visulizações, de mantras, de incenso ou música, estamos apenas entregues, rendidos a uma coisa – apenas sentar. A Realização assenta na prática. o Mestre Dogen indica duas distinções dentro do zazen, a prática meditativa sentada.

O princípio do zazen em outras escolas é aguardar pela iluminação. Por exemplo, praticar é como atravessar um grande oceano numa jangada, pensando que depois de atravessar o oceano se irá libertar da jangada. O zazen dos Budas ancestrais não é assim mas é simplesmente a prática de Buda. Poderíamos dizer que a situação da casa de Buda é aquela em que a essência, prática e explicação são uma e a mesma coisa. – Dogen

zazen-3

Apenas sentar vai mostrar-nos as dores do corpo, pela postura; Os muitos pensamentos ainda por resolver; As emoções que nos desviam do centro e a dor que nos traz o apego e desejo. Tudo isso surge naturalmente por ser algo a ainda resolver. Sendo inundados por tantas chamadas de atenção, como podemos apenas sentar e estar?

Silencioso e sereno, esquecendo as palavras, a clareza brilhante surge perante ti. Quando refletes tal, tornas-te vasto, quando a incorporas, então ascendes espiritualmente. Espiritualmente só e brilhante, a iluminação interior restaura a maravilha, o orvalho ao luar, um rio de estrelas, os pinheiros cobertos de neve, as nuvens que envolver as montanhas. Na escuridão é muito brilhante, enquanto escondida mais manifesta. – Hongzhi Zhengjue

O Mestre Hongzhi fala em «esquecer as palavras». Esta é, talvez, a mais importante atitude – esquecer tudo o resto, entregar, render à prática de apenas sentar. Não é algo de muito simples a fazer mas é algo de muito possível e requer também a tua prática constante. Irá funcionar na medida que o aplicares no teu dia a dia. Por exemplo, ao subires o elevador, entrega-te a não pensar; Em frente ao monitor, pára por um momento e entrega-te a não pensar. Apenas sentar é uma atitude que não requer que estejas sentado mas sim no momento presente em vazio. Sem estar à espera de alcançar algo, sem estar à espera de terminar. Apenas sentado.

Muitas vezes apenas produzimos ruído e poluição sonora ou mental. Silencia-te, permance apenas sentado. Desenvolve esta prática no teu quotidiano e compreenderás a sua importância.

Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.