Chakras,  Tanden

Tanden inferior – Seika Tanden

O Seika Tanden é o nosso centro de gravidade, o «templo sagrado» da energia vital e no Japão, nas artes marciais é também conhecido como “O Ponto”. Zhang Sanfeng, monge taoista dizia =quando a mente e o coração serenam e vão para baixo do umbigo chama-se a mente e coração vazios, quando a respiração é acumulada e vai para baixo do umbigo é chamada a respiração regulada.

Esta é a importância que a filosofia oriental dá ao Seika Tanden e ao equilíbrio vital e harmónico que nos traz. Este ponto e centro energético, acumula a energia vital que vem da Terra e que preenche todo o nosso corpo. Quando temos vitalidade, podemos praticar Reiki com maior segurança e harmonia. Na meditação é essencial para encontrarmos o equilíbrio e ainda o trabalhamos com pelo menos três técnicas de Reiki – Joshin Kokyu Ho; Hikari No Kokyo Ho e ainda Makoto no Kokyu Ho.

O Seika Tanden traz-nos ainda os seguintes benefícios:

  1. Enraizamento e sensação de autocentramento;
  2. Estimulação do sistema nervoso autónomo que proporciona uma sensação de bem-estar;
  3. Aumento da imunidade;
  4. Protecção energética;
  5. Estimulação dos órgãos e músculos abdominais.

Quando levamos a atenção a este tanden, ficamos sólidos, centrados e isso permite-nos ter uma outra consciência do que nos rodeia e do universo. Uma das técnicas japonesas é concentrar nesse ponto todo o nosso peso, isso dará a noção de força interior, como se fossemos irredutíveis.

Trabalha a tua respiração abdominal, isso auxiliará no desenvolvimento do Seika Tanden. Uma energia vital pura e forte ajuda a ultrapassar muitas das doenças do foro mental e emocional.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.