Reiki,  Técnicas de Reiki

Reiki para tratar o medo

O medo isola, congela a nossa acção, reduz a qualidade de vida e faz do percurso de vida uma caminhada sem apreciação, cheio de incertezas e dores. Sem dúvida que não é isso que queremos para nós, nem é isso que alguma vez procuramos para a nossa vida.

A identificação do medo

Para tratarmos com medo o Reiki, precisamos compreender a sua causa e condição. Ou seja, de onde ele surge e onde se manifesta.

De onde vem o teu medo?

Tenta lembrar-te da primeira situação, do primeiro momento onde surgiu esse medo. O que estava a acontecer? Porquê?

Que momento futuro surge para teres medo?

Em que partes do corpo é que sentes esse medo, como é que ele se manifesta em ti:

  • Fisicamente;
  • Mentalmente;
  • Emocionalmente.

Escreve tudo isso numa folha de papel, para que não te esqueças. É importante identificar para tratar.

O tratamento do medo, com Reiki

Depois de teres identificado o momento em que começaste a sentir medo, assim como que situação futura te traz esse medo e de que forma se manifesta em ti, vamos então tratar. Podes observar quatro formas de tratamento:

  1. Autotratamento;
  2. Envio de Reiki à distância;
  3. Desintoxicação e fortalecimento;
  4. A mudança da consciência, com a filosofia de vida no Reiki.

Autotratamento

Pratica o autotratamento completo de 21 dias e insiste principalmente nas zonas onde sentiste que o medo te afeta mais. Podes tratar de uma forma criativa e trabalhar também os chakras. Limpa cada chakra e preenche-o de Reiki. Observa como está o teu plexo solar, esplénico e raiz, principalmente.

Envio de Reiki à distância

Esta técnica de segundo nível permite-te enviar Reiki para uma situação. Isto irá trabalhar-te o subconsciente ao mesmo tempo que te vai ajudar a resolver, energeticamente a situação. Visualiza a situação do passado na qual começou o medo, e deixa fluir Reiki. Faz o mesmo para situações futuras das quais tenhas medo. Convém que só trates 1 medo de cada vez.

Desintoxicação e fortalecimento

A desintoxicação ajuda-te a limpar os efeitos que esse medo teve em ti, nos vários corpos. Pratica a técnica Heso chiryo, a técnica do umbigo e vai visualizando todo o peso, todas as «toxinas» a sair de dentro de ti. Não te preocupes por onde, apenas vai libertando. Pratica cerca de 15 minutos.

Depois, fortalece-te com o Joshin Kokyu Ho, a técnica da respiração pois irá ajudar-te a acumular energia interna.

A filosofia de vida do Reiki para trabalhar a resolução do medo

A filosofia de vida no Reiki permite transformar a nossa consciência e percepção sobre as coisas. Sobre o medo, podemos refletir no poema 26, a água, onde o Imperador Meiji dizia:

A água é flexível, alterando a sua forma de acordo com a forma dos recipientes onde é derramada. No entanto, a água tem o poder de furar a rocha mais dura. Tal é a força da água: As pessoas devem ser flexíveis para todas as situações mas devem agir bravamente com uma mentalidade forte, quando é necessário.

O medo faz-nos perder a capacidade de ser flexível, congela-nos. Observa a natureza, sai do teu centro e imita-a. Aprende a ser flexível, a encarar o medo com flexibilidade, compreendendo que é uma ilusão criada e como tal, precisas de seguir em frente. Fortalece-te o tempo que for necessário, pratica os cinco princípios. Lembra-te deles no momento de dor e sente o que a energia e o universo te ditam. Não tenhas medo. Pratica Reiki.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.