O tanden médio – naka tanden

O naka tanden é o centro energético que temos no nosso peito. Pode ser correlacionado com o chakra cardíaco mas as suas funções vão muito além disso. Ele é o receptor da energia «Homem» e é também afectado pela energia dos nossos antepassados, ou seja, é por aqui que ela se manifesta.

No tanden médio temos a capacidade de amar, de desenvolver compaixão. É o centro dos estados de alma e é através dele que a felicidade se manifesta na nossa vida. Quando conseguimos desenvolver muito ki neste tanden, desenvolvemos uma capacidade forte de amar, compreender, generosidade e compaixão.

Se deixares que a energia deste tanden se desgaste ou transforme num aspeto negativo, poderás entrar em depressão, sentir que ninguém te ama, podes experimentar o isolamento e a rejeição, além de poderes desenvolver egoísmo ou frigidez ou mesmo crueldade.

É no naka tanden que a energia ki se tranforma em shen. Ele é também o mediador entre as energias do Céu (kami tanden) e da Terra (seika tanden). Trabalha este tanden para desenvolveres a inteligência emocional.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.