Chakras,  Tanden

Como sentir a diferença entre tanden e chakra

Podemos pensar que tanden ou chakra é a mesma coisa mas são diferentes. Não é o mais simples explicar essas diferenças e precisam ser mesmo sentidas para que se possa compreender realmente. Chakras e Tanden são dois sistemas diferentes de interpretar a energia, complementam-se e sem dúvida que nos podem trazer muita sabedoria.

Chakra significa roda e encontra-se na intersecção de dois ou mais canais energéticos ou no seguimento do canal energético central, cruzado por dois canais que formam sete vórtices principais. Estes pontos encontram-se nos plexus, em glândulas, em órgãos e articulações. Além dos sete chakras principais, podem ser encontrados mais de 10000 secundários.

Os Tanden são acumuladores de energia, são os chamados oceanos de energia e encontram-se distribuidos na cabeça (kami tanden), no peito (naka tanden) e abaixo do umbigo (seika tanden). Cada um tem uma função concreta e todos interagem entre si, tal qual como os chakras.

Apenas posso partilhar contigo a minha experiência e forma de sentir, que poderá ser muito diferente da tua, por isso não te apegues muito a esta partilha mas tenta sentir, compreender o que a energia te comunica. Podes fazer esta meditação muito simples, para cada um dos tanden:

  1. Coloca as mãos no tanden que pretendes sentir;
  2. Imagina que é como uma grande bola de vidro dentro do corpo;
  3. Coloca-te no centro dessa grande bola e sente como está a energia;
  4. Depois, esvazia-a e limpa a bola por dentro e por fora;
  5. Com a respiração, vais preencher esse tanden com energia – ao inspirar, traz a energia para dentro dele e ao expirar imagina a energia a intensificar-se, a preenchê-lo completamente.

Mais importante que conceitos é o que tu realmente sentes. Pratica o teu sentir, visita-te interiormente e desenvolve essa percepção que te auxiliará em muita coisa. Só mesmo com a prática é que percebemos melhor a energia.

 

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

5 comentários

  • mparsotam

    Bom dia Joao, como sempre tem sido o meu Salvador!!! Tenho acompanhado o seu trabalho e sou muito grata pela partilha do seu conhecimento. Fiz o curso do Reiki nivel 1, mas sinto que foi muito pobre em questões de conteudo e sem apoio . Infelizmente foi tirado com uma pessoa ligada a si . Mas tenho encontrado o apoio que me era necessário aqui.. consigo. Estou a pensar tirar o nivel 2 consigo.
    Beijinho M Joao

  • Helena

    Querido irmão João Magalhães, moro no Brasil. Sou recém chegada no Reiki. Estou no segundo nível do Reiki e comprei seu livro, O Grande Livro do Reiki. Gratidão por seu empenho e fidelidade no Reiki. Sempre estou por aqui, instruindo- me com seu conhecimento. Fraternal abraço. Helena.

    • João Magalhães

      Olá Vânia, podes ler em O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética, mas também podes procurar em livros sobre medicina chinesa que falem sobre Dantian, que é o nome chinês para tanden.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.