Como sentir a diferença entre tanden e chakra

Podemos pensar que tanden ou chakra é a mesma coisa mas são diferentes. Não é o mais simples explicar essas diferenças e precisam ser mesmo sentidas para que se possa compreender realmente. Chakras e Tanden são dois sistemas diferentes de interpretar a energia, complementam-se e sem dúvida que nos podem trazer muita sabedoria.

Chakra significa roda e encontra-se na intersecção de dois ou mais canais energéticos ou no seguimento do canal energético central, cruzado por dois canais que formam sete vórtices principais. Estes pontos encontram-se nos plexus, em glândulas, em órgãos e articulações. Além dos sete chakras principais, podem ser encontrados mais de 10000 secundários.

Os Tanden são acumuladores de energia, são os chamados oceanos de energia e encontram-se distribuidos na cabeça (kami tanden), no peito (naka tanden) e abaixo do umbigo (seika tanden). Cada um tem uma função concreta e todos interagem entre si, tal qual como os chakras.

Apenas posso partilhar contigo a minha experiência e forma de sentir, que poderá ser muito diferente da tua, por isso não te apegues muito a esta partilha mas tenta sentir, compreender o que a energia te comunica. Podes fazer esta meditação muito simples, para cada um dos tanden:

  1. Coloca as mãos no tanden que pretendes sentir;
  2. Imagina que é como uma grande bola de vidro dentro do corpo;
  3. Coloca-te no centro dessa grande bola e sente como está a energia;
  4. Depois, esvazia-a e limpa a bola por dentro e por fora;
  5. Com a respiração, vais preencher esse tanden com energia – ao inspirar, traz a energia para dentro dele e ao expirar imagina a energia a intensificar-se, a preenchê-lo completamente.

Mais importante que conceitos é o que tu realmente sentes. Pratica o teu sentir, visita-te interiormente e desenvolve essa percepção que te auxiliará em muita coisa. Só mesmo com a prática é que percebemos melhor a energia.

 

O que fazer em tempo de emergência COVID-19
  • 21 dias de Prática e Renovação
  • Missão de cada praticante
  • Sentir mal ao enviar Reiki
  • Gerir a ansiedade
  • Cinco dias sem medo
  • Meditação para a Compaixão
  • Aplicar Reiki aos filhos
  • Reiki em animais
  • Responsabilidade, Respeito e Resiliência

  • O CENIF reabrirá a partir do dia 6 de Junho, mantendo todas as regras de segurança da DGS e seguindo passo a passo as indicações de desconfinamento e regresso à atividade.
    Segue o Podcast
    Outros Cursos
    Categorias de Artigos
    Recebe a newsletter

    Categorias
    Newsletter

    Comments
    All comments.
    Comments

    Deixe um comentário

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    1. mparsotam

      Bom dia Joao, como sempre tem sido o meu Salvador!!! Tenho acompanhado o seu trabalho e sou muito grata pela partilha do seu conhecimento. Fiz o curso do Reiki nivel 1, mas sinto que foi muito pobre em questões de conteudo e sem apoio . Infelizmente foi tirado com uma pessoa ligada a si . Mas tenho encontrado o apoio que me era necessário aqui.. consigo. Estou a pensar tirar o nivel 2 consigo.
      Beijinho M Joao