Filosofia de Vida,  Reiki

A disciplina e a prática de Reiki

Reiki é um caminho longo que merece ser vivido. É uma oportunidade de mudança e crescimento, muitas vezes únicos. Se te deixares ficar por um único dia de prática, não poderás compreender os efeitos da energia e, mais importante ainda, o que é a filosofia de vida.

Se não fizeres o que tem que ser feito porque achas difícil, nunca conseguirás.
– Poema 48, Crítica – Imperador Meiji

Quando o Mestre Usui nos advertia nos preceitos para praticarmos os cinco princípios diariamente, ele o fazia porque devemos educar a mente e o coração. Sem a prática como podes mudar a tua consciência e atitude?

Muitas vezes reclamamos que sofremos ou que temos determinado aspecto que não conseguimos mudar mas, será que nos entregamos verdadeiramente ao que devemos fazer? Mesmo se pedimos a alguém que nos trate, será que nos entregamos a esse processo de cura?

Então, a prática de Reiki, apesar de simples tem muito que nos faz crescer e para que tal aconteça verdadeiramente, devemos ter disciplina.

Pode ser difícil atravessar o rio cheio de canas grossas. No entanto, leva tempo para controlar a forma como usas uma longa vara lentamente: Alcançar o objetivo é um caminho longo e difícil, mas leva o teu tempo e mantém o foco.
– Poema 85, Barco através do canavial – Imperador Meiji

A disciplina é muitas vezes encarada como algo que queremos evitar. Estamos fartos de disciplina na escola, no trabalho, nas tarefas domésticas, nos compromissos sociais. Mais disciplina no Reiki?

Sim, é preciso mas podemos encarar essas disciplina com alegria. É uma prática que me traz o bem e a harmonia, que me pode curar ou ajudar na cura. Porque não havia de ficar feliz e praticar? É uma prática que me ajuda a mudar a personalidade, a viver melhor, a ser mais feliz e a ajudar os outros a sê-lo. Porque não havia de ficar feliz por a praticar?

Vou polir o meu espelho como o espelho do outro que não tem geada: Vais aprender sobre ti mesmo, olhando para outra pessoa.
– Poema 125, Espelho. Imperador Meiji.

Então, no que precisamos ter disciplina no Reiki?

  • Na prática dos cinco princípios, aplicando-os em tudo na nossa vida, para a mudança da consciência e promoção de uma sociedade mais saudável;
  • No desenvolvimento da meditação, para criar uma mente vazia, que desperta um coração predisposto e nos ajuda a desenvolver consciência;
  • No autotratamento que representa o nosso cuidado e bem-estar;
  • Na aplicação das técnicas;
  • Na frequência das aulas que nos auxiliam a partilhar, a compreender e a desenvolver a prática.

Quer seja para teu desenvolvimento pessoa, para praticar voluntariado a outros ou porque queres desenvolver-te profissionalmente, pratica Reiki com disciplina. Colherás frutos muito mais rapidamente e compreenderás o significado profundo da Arte Secreta de Convidar a Felicidade.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.